

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou neste sábado (17) que a Casa dará celeridade à análise do acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia. O tratado foi assinado no Paraguai e, pela legislação brasileira, precisa ser ratificado pelo Congresso Nacional para entrar em vigor.
Em publicação nas redes sociais, Motta destacou que o acordo cria uma das maiores áreas de livre comércio do mundo e amplia oportunidades para o Brasil. “Celebro a assinatura do acordo Mercosul–União Europeia. Com esta iniciativa, comprovamos a força da diplomacia, do diálogo e da cooperação”, escreveu.
Segundo o presidente da Câmara, a intenção é garantir a “tramitação mais rápida possível” do texto, para que os efeitos do acordo sejam sentidos o quanto antes. Negociado desde 1999, o tratado reúne cerca de 780 milhões de consumidores, representa aproximadamente um quarto do PIB global e prevê a redução de tarifas sobre a maior parte dos produtos comercializados entre os blocos.
Foto: José Cruz/Agência Brasil