

O governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), afirmou estar à disposição do partido para disputar a Presidência da República em 2026, caso seu nome seja definido internamente como o candidato da sigla.
Segundo o governador, a discussão dentro do partido deve ir além de nomes e priorizar a construção de um projeto nacional. “Mais do que nomes, é projeto. Quem vai ter a capacidade de liderar um novo projeto para o Brasil. Se meu nome for esse nome escolhido internamente, eu fico muito honrado e, obviamente, vou aceitar o desafio. Mas isso é uma coisa que tem de ser construída internamente”, declarou.
A fala foi feita durante entrevista concedida a jornalistas nesta quarta-feira (14), em um evento realizado no Palácio Iguaçu, sede do governo paranaense.
“Não é eu ser candidato, é apoiar alguém que possa conseguir aglutinar melhor um novo Brasil. As pessoas não estão mais aguentando esse ambiente de briga política” acrescentou. No mesmo dia, o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, disse que Ratinho Jr. é o nome mais forte dentro da sigla para disputar a presidência. Outra possibilidade é o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que deixou o PSDB e se filiou ao novo partido em maio de 2025.
“Nós temos dois pré-candidatos, ou é o Ratinho Junior, ou é o Eduardo Leite. E ambos, tenho entendimento que, no momento certo, aquele que estiver em melhores condições será nosso candidato. Hoje, o Ratinho Junior está em melhores condições. A decisão, sendo hoje, seria ele. Mas isso a gente decide nas próximas semanas”, disse Kassab ao canal de televisão EPTV. ( A Tarde)
Foto: Geraldo Bubniak / Governo do Paraná