quarta, 14 de janeiro de 2026
Euro Dólar

PREFEITURA MONTA OPERAÇÃO ESPECIAL DE SERVIÇOS PARA A LAVAGEM DO BONFIM NESTA QUINTA-FEIRA (15)

Victoria Isabel - 14/01/2026 17:20

Para garantir segurança e conforto aos cidadãos que vão participar da tradicional Lavagem do Bonfim, que acontece nesta quinta-feira (15), na Cidade Baixa, a Prefeitura montou um esquema especial de serviços municipais. As ações para a festa, que neste ano traz como tema “O Exercício do Ministério Público de Jesus, o Amado Senhor do Bonfim”, envolvem assistências em diversas áreas.

A população terá à disposição um módulo de saúde, ao lado da Igreja do Bonfim, que iniciará suas atividades às 5h, finalizando os serviços às 19h. Serão dez leitos de observação e um leito de reanimação totalmente equipado para atendimento de casos graves. A equipe será composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, assistente social e farmacêutico, contando ainda com ambulância completa de prontidão para os casos que necessitem de transferência para alguma unidade de saúde.

Além disso, a Guarda Civil Municipal (GCM) irá mobilizar cerca de 200 agentes para atuar na Lavagem, em um trabalho conjunto e coordenado entre diversas áreas. O órgão será responsável pela segurança e pelo apoio à fiscalização, garantindo a proteção da comunidade e a manutenção da ordem pública.

Os agentes atuarão ainda em suporte às ações de ordenamento da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), nas barreiras de trânsito da Transalvador e em atividades da Secretaria de Mobilidade (Semob) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Além disso, a corporação prestará apoio à Casa Civil na segurança de autoridades, realizando também o patrulhamento preventivo e ostensivo ao longo de todo o circuito.

Assistência Social – No dia da Lavagem do Bonfim, a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) contará com quatro equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas), reforçando a atividade já realizada diariamente de sensibilização com a população em situação de rua, no circuito da festa. O objetivo é ofertar os serviços socioassistenciais para que os assistidos saiam da condição de vulnerabilidade e risco social, com encaminhamentos para Unidade de Acolhimento Institucional ou Centros Pop.

A pasta ainda realizará ações de conscientização sobre o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), por meio da campanha “Criança Não é Mão de Obra”, para mobilizar ambulantes e população sobre como evitar essa violação de direitos contra crianças e adolescentes.

Devido à localização no circuito da festa, a sede do CadÚnico, os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) Itapagipe e Lobato, bem como o Centro Pop e Restaurante Popular dos Mares, não irão funcionar nesta quinta-feira. As demais unidades seguem em atividade normalmente.

Limpeza urbana – Em razão da tradicional Lavagem do Bonfim, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) preparou uma operação especial para atender ao evento. As ações terão início a partir das 16h, logo após o encerramento dos festejos.

Ao todo, serão mobilizados 584 agentes de limpeza e 65 equipamentos, que atuarão nos serviços de varrição, coleta de resíduos e lavagem de vias em todo o circuito dos festejos do Bonfim e áreas adjacentes, com foco especial nas regiões do Comércio e dos Mares.

Além da operação de limpeza, a Limpurb também programou a instalação de aproximadamente 385 banheiros químicos, distribuídos em 34 pontos ao longo do circuito, da Conceição da Praia até a Colina Sagrada, garantindo mais conforto e organização para os participantes.

Proteção à mulher e juventude – A Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) estará presente no Cortejo do Bonfim com a campanha “Alerta Salvador – Juntos pela erradicação da violência contra a mulher”, reforçando as medidas de prevenção da violência e a divulgação do Botão Lilás, que funciona no WhatsApp da Prefs, com disponibilidade para acionamento da Guarda Civil Municipal em caso de emergência.

Ao longo do trajeto, serão distribuídas ventarolas informativas para o público participante.

Os Centros de Referência e Atenção à Mulher seguem com funcionamento normal, assim como a Casa da Mulher Brasileira, que mantém atendimento 24 horas com equipe especializada.

Ordenamento – Durante a Lavagem do Bonfim, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) atuará com equipes de fiscalização, garantindo o cumprimento das normas, a organização do comércio informal e a segurança de trabalhadores e foliões.

Os colaboradores estarão nas ruas orientando ambulantes, coibindo irregularidades e assegurando melhores condições de trabalho, sempre com diálogo e respeito às tradições da festa, para que o evento aconteça de forma organizada e segura para todos.

Manutenção – Antes da Lavagem, a Secretaria de Manutenção (Seman) já colocou suas equipes em campo, realizando ações preventivas no circuito da festa, desde a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia até a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim. Foram executados serviços de tapa-buracos, recuperação de passeio, revisão e recomposição de dispositivos de drenagem, poda de árvores, a exemplo do Largo da Igreja do Bonfim, onde foi realizada a limpeza das palmeiras imperiais, recuperação de equipamentos e pintura de espaços públicos, notadamente no Caminho da Fé, localizado entre os Dendezeiros e a Colina Sagrada.

Fiscalização – A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) também deu início à atuação antes dos festejos, orientando os bares sobre a proibição de venda de bebidas em garrafas de vidro e a ocupação irregular de marquises. Durante a celebração, os agentes da Sedur vão intensificar a fiscalização no circuito da festa, no combate à poluição sonora e à publicidade irregular.

Além disso, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) realizará a vistoria do cenário do evento para solicitar aos órgãos parceiros a correção de potenciais riscos detectados.

Iluminação – Já a Diretoria de Serviços de Iluminação Pública de Salvador (Dsip) realizou serviços de manutenção do trecho e entorno das basílicas de Nossa Senhora da Conceição da Praia e Nosso Senhor do Bonfim. Para a novena, que começou no dia 8 de janeiro, foram instalados dez projetores na praça em frente e no entorno da Igreja do Bonfim.

Para reforçar a iluminação da festa, foram instalados ainda 45 projetores na Baixa do Bonfim, Avenida Dendezeiros e na Praça dos Dendezeiros.

Fotos: Bruno Concha/ Secom PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.