quarta, 14 de janeiro de 2026
Euro Dólar

MERCADO PET AQUECE MERCADO IMOBILIÁRIO E 26% DOS CLIENTES PROCURAM CASAS COM ESPAÇO PARA ANIMAIS, DIZ PESQUISA

João Paulo - 14/01/2026 08:00

Na hora de escolher um apartamento para morar, as comodidades de um prédio podem fazer a diferença: se tem academia, piscina, salão de festas ou a quantidade de vagas na garagem. No entanto, o que mais tem pesado para muita gente agora é um atributo considerado supérfluo até outro dia: os Pet Spaces, espaços pet adequados para as chamadas ‘famílias multiespécie’ – ou seja, aquelas que consideram os animais de estimação como integrantes daquele grupo.

Como tendência crescente, o setor imobiliário tem tido que se adaptar a esse novo cenário. Hoje, as famílias brasileiras já têm quatro vezes mais pets do que crianças: enquanto pessoas com até 13 anos eram pouco mais de 39 milhões em 2024, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os pets chegam a 160 milhões, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). O país é o terceiro maior mercado pet do mundo.

Na Bahia, a situação não é diferente. Em 2024, segundo a Pnad Contínua do IBGE, o estado tinha 2,7 milhões de pessoas com idades até 13 anos. Por outro lado, um dado anterior já indicava mais animais há mais tempo: em 2019, na Pesquisa Nacional de Saúde, 2,9 milhões de domicílios baianos já tinham cachorro ou gato. O número de pets, contudo, já podia ser bem maior, uma vez que o levantamento não considerava quantos animais viviam em cada casa.

Apesar das novas dinâmicas familiares, as estimativas do setor imobiliário indicam que menos de 1% dos condomínios contam com espaços adequados e exclusivos para os bichinhos. Enquanto isso, o espaço pet é uma das cinco áreas de lazer preferidas de 27% dos clientes que buscam um lugar para morar, segundo uma pesquisa da Brain Inteligência Estratégica de 2024. No Nordeste, 26% dos entrevistados elegeram a infraestrutura pet como uma das comodidades preferidas. O maior percentual foi na região Sul do país, onde atingiu 73%.(Correio)

Foto:

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.