quarta, 14 de janeiro de 2026
Euro Dólar

EMPREENDEDORISMO EM 2026 EXIGIRÁ DECISÕES RÁPIDAS, USO ESTRATÉGICO DA IA E FOCO NA EXPERIÊNCIA DO CONSUMIDOR

João Paulo - 14/01/2026 12:11

O empreendedorismo em 2026 deve ser marcado por um cenário de mudanças aceleradas, forte presença da inteligência artificial e crescimento de negócios com baixo custo inicial, especialmente nas áreas de serviços, comércio e no ambiente on-line. A avaliação é da professora de Administração da Estácio Mayanna Marinho, que analisa as principais tendências que já começam a impactar quem deseja abrir ou reposicionar um negócio nos próximos anos.

Segundo a especialista, o avanço tecnológico e a volatilidade do mercado impõem um novo ritmo aos empreendedores. “As decisões precisam ser rápidas, mas ao mesmo tempo estratégicas. O mercado está cada vez mais volátil e essas mudanças impactam diretamente os negócios”, afirma. Para ela, não basta reagir: é preciso planejamento, análise do contexto econômico e atenção constante aos novos padrões de consumo.

Entre as principais transformações, Mayanna destaca o crescimento de negócios que nascem exclusivamente no ambiente digital, impulsionados pela consolidação das compras on-line. Nesse cenário, a relação com o consumidor ganha novos contornos. “Se eu estou em uma loja física, a experiência está no ambiente que eu crio para receber esse cliente. Se estou no on-line, está muito ligada à forma como o site se apresenta, à confiança que ele transmite e aos relatos de outros consumidores”, explica.

A professora ressalta que a experiência do consumidor será um diferencial cada vez mais decisivo. Mais do que ações de marketing, trata-se de transmitir autenticidade e resolver problemas reais. “Toda experiência está ligada a resolver a dor que o cliente sente e facilitar essa resolução. Quando o consumidor se sente acolhido, a experiência é melhor e o cuidado no atendimento faz toda a diferença”, pontua.

Outro ponto de atenção para 2026 é a necessidade de decisões baseadas em informação. Para Mayanna, que também coordena um grupo do projeto Mulheres Empreendedoras e Empoderadas, em parceria com o Instituto Yduqs, acompanhar tendências de consumo imediato e entender como elas dialogam — ou não — com cada negócio é fundamental. “Não é tomar decisões sem olhar o impacto de cada escolha. É decidir rápido, mas com consciência e dados em mãos”, reforça.

Diante desse cenário, a recomendação para novos empreendedores é clara: observar o mercado, investir em estratégias que aproximem o cliente da realidade do produto ou serviço e estar preparado para mudanças constantes. Em um ambiente cada vez mais digital e competitivo, a combinação entre tecnologia, planejamento e experiência verdadeira tende a definir quem consegue se manter relevante e sustentável no longo prazo.

(14.01.2026)

Freepik

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.