

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve anunciar nos próximos dias o novo ministro da Justiça, segundo auxiliares do Palácio do Planalto. A avaliação é de que a interinidade de Manoel Carlos de Almeida à frente da pasta será breve. As informações são da coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo.
Manoel Carlos foi nomeado na sexta-feira (9) após a saída do ministro Ricardo Lewandowski, mas a definição do titular definitivo deve ocorrer entre esta e a próxima semana, de acordo com interlocutores do presidente.
O nome mais cotado para assumir o cargo é o do advogado-geral da Petrobras, Wellington César Lima e Silva, apontado como favorito por Lula. Ele atuou entre 2003 e meados de 2024 como secretário especial para Assuntos Jurídicos da Presidência da República e aparece à frente de outros nomes avaliados para o comando do ministério.
Caso seja confirmado, Wellington fará sua segunda passagem pelo Ministério da Justiça. A primeira ocorreu em março de 2016, durante o governo Dilma Rousseff, e durou 11 dias. Na ocasião, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que ele só poderia permanecer no cargo se se exonerasse do Ministério Público da Bahia, conforme exigência constitucional, o que levou à sua saída da pasta.
Foto: Ricardo Stuckert / PR