

Um ato público contra o aumento da tarifa do transporte coletivo em Salvador será realizado na próxima terça-feira, 13 de janeiro, às 11h, em frente à Prefeitura Municipal. A mobilização ocorre após o reajuste da passagem de ônibus, que passou de R$ 5,60 para R$ 5,90 no dia 5 de janeiro de 2026.
Durante o ato, será protocolado um ofício solicitando a convocação de uma audiência pública para debater o valor da tarifa do transporte público e discutir alternativas para a política de mobilidade urbana na capital baiana.
De acordo com dados apresentados pelas organizações envolvidas, Salvador possui 33,2% da população vivendo abaixo da linha da pobreza e taxa de desemprego de 16,7%, a maior entre as capitais brasileiras. A tarifa atualmente praticada é a mais alta do Nordeste e está entre as mais elevadas do país.
A mobilização é convocada por entidades estudantis e movimentos sociais, entre elas a União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), a União dos Estudantes da Bahia (UEB) e a Associação Baiana Estudantil Secundarista (ABES), com apoio de organizações ligadas à Frente Brasil Popular e à Frente Povo Sem Medo.
SERVIÇO
O quê: Ato contra o aumento da tarifa de transporte público em Salvador e protocolo de ofício solicitando audiência pública
Quando: Terça-feira, 13 de janeiro de 2026, às 11h
Onde: Em frente à Prefeitura de Salvador
Organização: UNE, UBES, UEB, ABES, Frente Brasil Popular e Frente Povo Sem Medo
Contatos:
– Átina Batista – Presidenta da União dos Estudantes da Bahia (UEB): 71 98357 7186
– Bianca Paiva – Vice-presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE): 71 98679 8065
Fotos: Uíse Epitácio



