

Os índices futuros dos EUA operam perto da estabilidade nesta sexta-feira (9), com investidores aguardando a divulgação do relatório de emprego não agrícola (payroll) de dezembro, que deve fornecer insights sobre o futuro da política monetária por lá. O consenso LSEG prevê a criação de 60 mil vagas e queda da taxa de desemprego para 4,5%. O Federal Reserve (Fed, banco central dos Estados Unidos) vê o mercado de trabalho como o principal fator na decisão sobre os juros, enquanto investidores projetam dois cortes nas taxas ainda neste ano. O mercado também está atento a uma possível decisão da Suprema Corte sobre a legalidade das tarifas impostas durante o governo Trump.
Estados Unidos
Além dos dados de emprego, os investidores aguardam, às 10h30, a divulgação do início de construções de outubro. Já ao meio-dia, será conhecido o índice de confiança do consumidor, também referente a outubro, com projeção de 53,5.
Veja o desempenho dos mercados futuros:
Ásia-Pacífico
Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam mistos, enquanto os investidores analisam os dados de inflação da China referentes a dezembro. No campo corporativo, as ações da mineradora Rio Tinto caíram 5% após a empresa anunciar que está em negociações para uma possível aquisição da Glencore. Se o acordo for concretizado, poderá resultar na maior empresa de mineração do mundo, com valor de mercado combinado de quase US$ 207 bilhões.
Europa
Os mercados europeus operam em alta após queda na quinta-feira, embora as ações do setor de defesa tenham ampliado os ganhos pelo quinto dia consecutivo, após o apelo do presidente Donald Trump por um aumento nos gastos militares dos EUA e a continuidade da retórica sobre a Groenlândia.Trump tem intensificado os apelos para que a Groenlândia seja colocada sob o controle de Washington e está considerando várias opções para que isso aconteça, incluindo ação militar. Isso poderia significar o fim da OTAN , visto que os EUA e a Dinamarca, responsável pela defesa da Groenlândia, são membros. STOXX 600: +0,41%
Commodities
Os preços do petróleo sobem enquanto investidores avaliam a ameaça de Trump contra o Irã, ao mesmo tempo em que se concentrava nas medidas de seu governo para exercer controle sobre as exportações e o setor energético da Venezuela.
As cotações do minério de ferro na China fecharam em queda pelo segundo dia consecutivo, pressionados pelo aumento dos estoques portuários da commodity na China, embora as expectativas de melhora na demanda tenham impulsionado um ganho semanal.
Bitcoin
(Com Reuters e Bloomberg)