sexta, 09 de janeiro de 2026
Euro Dólar

EM ABRIL, BYD COMEÇA A PRODUZIR, E NÃO APENAS MONTAR CARROS, NA FÁBRICA EM CAMAÇARI

Redação - 09/01/2026 11:00 - Atualizado 09/01/2026

Entre abril e maio, a fábrica da BYD em Camaçari (BA) começará a fazer estamparia, solda e pintura dos veículos, ampliando o conteúdo local da fábrica. Trata-se dos três mais importantes processos de manufatura da indústria automotiva e passo essencial para uma fábrica deixar de fazer a mera montagem para efetivamente se tornar fabricante de veículos.

Com isso, a fábrica baiana dará importante passo rumo à nacionalização.

Os equipamentos para as etapas de estamparia, solda e pintura já estão na fábrica “embrulhados”.
Essas etapas de produção serão implementadas por modelo. Hoje três modelos são produzidos na fábrica da Bahia – Dolphi
Também em abril, segundo o executivo, a fábrica baiana passará a operar em dois turnos de produção. O terceiro turno começará ainda em 2026, no último trimestre, segundo ele. Até lá, o número de funcionários em Camaçari, diz, passará dos atuais 2 mil para 5 mil e o ritmo de produção de 4 a 5 mil para 20 mil veículos por mês. Hoje, 370 profissionais

Outra novidade anunciada é o início da produção, este ano, do quarto modelo da marca em Camaçari. Trata-se do híbrido plug-in Song Plus. Em maio a montadora começará a produzir no Brasil carros híbridos que poderão ser abastecidos com etanol.

Trata-se de uma tecnologia desenvolvida em parceria pelos engenheiros do Brasil e da China. O primeiro modelo que passará a aceitar etanol no motor será o Song Pro híbrido plug-in, carro que funciona com motores a combustão e elétrico, que também pode ser carregado na tomada.

O ritmo da fábrica precisa acelerar porque, além da perspectiva de começar a exportar, no Brasil, agora a BYD pode, com produção local, entrar no sistema de venda direta, que permite a venda de veículos com impostos reduzidos para frotistas, taxistas e pessoas com deficiência. A empresa já está em negociação com importantes locadoras.

No dia 31 de janeiro termina o prazo fixado pelo governo federal para importação de veículos semimontados sem Imposto de Importação. A partir de fevereiro o tributo subirá para 35%. Com informações do Valor Econômico.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.