

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (7) que a Venezuela utilizará integralmente os recursos obtidos com a venda de petróleo para adquirir exclusivamente produtos fabricados nos Estados Unidos. O acordo, que será supervisionado por Washington, envolve entre 30 milhões e 50 milhões de barris anteriormente submetidos a sanções internacionais.
“Acabo de ser informado de que a Venezuela vai comprar ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE produtos fabricados nos Estados Unidos com o dinheiro que receber de nosso novo acordo petrolífero”, afirmou Trump em publicação na rede social Truth Social.
Segundo o presidente norte-americano, as compras contemplarão diferentes setores da economia dos EUA. “Essas compras incluirão, entre outras coisas, produtos agrícolas americanos e medicamentos, dispositivos médicos e equipamentos fabricados nos Estados Unidos para melhorar a rede elétrica e as instalações energéticas da Venezuela”, acrescentou.
Em meio ao bloqueio imposto ao setor petrolífero venezuelano, o governo do país confirmou negociações com os Estados Unidos para a comercialização do petróleo. Trump declarou que o controle dos recursos obtidos com o acordo permanecerá sob supervisão de Washington.
O presidente classificou a iniciativa como “uma escolha sábia” e alinhada à estratégia de fortalecimento da indústria norte-americana, ao mesmo tempo em que mantém influência direta sobre o uso das receitas do petróleo venezuelano.
Foto: Official White House Photo by Daniel Torok



