

São ao todo 100 vagas em cursos gratuitos de introdução à fotografia, produção audiovisual, podcast e marketing digital; a pré-inscrição está aberta.
O CEMJ, em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) e a Iniciativa Negra para uma Nova Política sobre Drogas, abre pré -inscrição para o projeto “Conexão Criativa: empoderando jovens e adultos de Salvador”, que oferece 100 vagas em cursos gratuitos na área de comunicação. As pré-inscrições são realizadas no link: https://www.cemj.org.br/projeto/conexao-criativa/
O projeto oferecerá formação em comunicação com foco em produção audiovisual (25 vagas), fotografia (25 vagas), podcast (25 vagas) e marketing digital (25 vagas), além de oficinas complementares de Trabalho Decente e Direitos Humanos.
Ao final, será realizada a Feira Virtual de Empreendedores, com destaque aos produtos, serviços e portfólios digitais dos participantes. A ação ampliará a visibilidade dos empreendedores formados, criará conexões com potenciais clientes e fortalecerá a presença digital.
O Conexão Criativa foi idealizado para oferecer formação técnica na área da comunicação e da economia criativa, com foco no fortalecimento do empreendedorismo e de redes de apoio, divulgação de novos profissionais e talentos da área, além de promover ambientes profissionais seguros e inclusivos. O projeto busca ampliar o acesso a oportunidades e à geração de renda, tendo como eixo central o enfrentamento às desigualdades.
Estrutura da formação
As atividades serão realizadas na Rua Conquista, 02, Rio Vermelho – Salvador/BA, com quatro cursos — cada um formado por duas turmas de 12 e 13 participantes, totalizando 25 pessoas por módulo e 100 ao final do projeto. Cada curso terá 34 horas, incluindo:
30h técnicas (audiovisual, fotografia, podcast ou marketing digital);
2h de Oficina de Trabalho Decente;
2h de Oficina de Direitos Humanos.
Os encontros serão presenciais, distribuídos ao longo de oito semanas. Também serão oferecidos mentoria e orientação profissional individualizada, apoiando tanto quem já empreende quanto quem busca inserção ou reposicionamento no mercado da comunicação.
Sobre o CEMJ
O Centro de Estudos e Memória da Juventude (CEMJ) é uma entidade especializada em juventude, que aglutina profissionais para trabalhar o tema de forma abrangente e interdisciplinar. A entidade busca contribuir com a formulação de políticas públicas para as juventudes a partir da produção de pesquisas e iniciativas para os jovens brasileiros, por meio de uma perspectiva socialmente engajada e progressista, especialmente nos campos da educação, trabalho, participação política e memória das juventudes.
Sobre a Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas
A Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas é uma organização da sociedade civil que atua, desde 2015, pela construção de uma agenda de justiça racial e econômica promovendo ações de advocacy em Direitos Humanos e propondo reformas na atual política de combate às drogas.
Inicialmente como um projeto, hoje a Iniciativa está consolidada como a primeira ONG negra do país a assumir o compromisso de diagnosticar e apontar soluções pacíficas para uma reforma da política sobre drogas a partir da perspectiva racial. Para nós, a chamada “guerra às drogas” no Brasil é a principal justificativa política para a manutenção da opressão racial sobre a população negra.
Com foco nas agendas nacionais e regionais de segurança pública, sistema de justiça e saúde mental, o trabalho da organização consiste em fortalecer a democracia brasileira e assegurar os direitos de populações historicamente discriminadas, como negros, indígenas e habitantes de periferias.
SERVIÇO
“Conexão Criativa: empoderando jovens e adultos de Salvador”
Oficinas de produção audiovisual, fotografia, podcast e marketing digital, de Trabalho Decente e Direitos Humanos.
Inscrições gratuitas: https://www.cemj.org.br/projeto/conexao-criativa/