

O ex-procurador de Justiça do Ministério Público da Bahia (MP-BA) Wellington César Lima e Silva surge como um dos nomes cotados para assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em eventual substituição a Ricardo Lewandowski.
O jurista mantém boa relação com o presidente e com a ala baiana do governo federal. Wellington César já ocupou o cargo de ministro da Justiça por um breve período em 2016, durante o governo da então presidente Dilma Rousseff (PT).
Na ocasião, sua permanência foi interrompida após o Supremo Tribunal Federal (STF) barrar a indicação, uma vez que ele ainda exercia o cargo de procurador do MP-BA. Como a legislação exigia exoneração definitiva do Ministério Público, Wellington deixou o posto após 11 dias no cargo, sendo substituído pelo então vice-procurador-geral eleitoral, Eugênio Aragão.
Além disso, Wellington César já atuou como secretário de Assuntos Jurídicos da Casa Civil durante o governo Lula. Ele deixou a função em julho do ano passado, após ser indicado pelo presidente para assumir o cargo de advogado-geral da Petrobras.
Foto: Isaac Amorim/MJSP