sexta, 09 de janeiro de 2026
Euro Dólar

EX-PRESIDENTE PEDE AUTORIZAÇÃO A MORAES PARA REDUZIR PENA LENDO LIVROS

VICTOR OLIVEIRA - 08/01/2026 16:57

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) solicitou ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, autorização para que ele participe do programa de remição de pena por meio da leitura. O pedido foi protocolado nesta quinta-feira (8) e prevê a redução de quatro dias da pena a cada obra lida, conforme as regras do programa.

De acordo com a petição, que ainda aguarda análise do ministro, Bolsonaro pretende realizar leituras de forma periódica e se compromete a apresentar, ao final de cada livro, um relatório manuscrito, exigência estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para validação do benefício.

A solicitação segue precedentes recentes no âmbito do STF. Em dezembro, Alexandre de Moraes autorizou o general Paulo Sérgio Nogueira, apontado como integrante do chamado “núcleo crucial” da trama golpista, a participar de atividades como leitura, trabalho e cursos educacionais, com o objetivo de reduzir a pena de 19 anos de prisão.

Entre as obras aceitas para fins de remição estão títulos como Ainda Estou Aqui, Crime e Castigo, de Fiódor Dostoiévski, e Democracia, de Philip Bunting. O programa busca incentivar a educação e a reflexão crítica como instrumentos de ressocialização.

Foto: Reprodução

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.