quinta, 08 de janeiro de 2026
Euro Dólar

PRIMEIRO REALITY SHOW UNIVERSITÁRIO DO BRASIL É ASSINADO POR PRODUTORA BAIANA E TRAZ SÉRGIO MARONE NA APRESENTAÇÃO

João Paulo - 07/01/2026 09:20

Estreia neste sábado (10), às 12h30, no SBT de Santa Catarina (SCC SBT) o primeiro reality show universitário do Brasil. Com apresentação de Sergio Marone e da jornalista Júlia Mattos, direção de Vânia Lima e Athos Muniz e produção da Têm Dendê Produções, o programa traz um formato inovador no qual 20 universitários enfrentam desafios que envolvem raciocínio lógico, conhecimentos gerais e gestão do tempo, em busca do prêmio de R$50 mil. O roteiro original da Têm Dendê Produções é assinado por Vânia Lima e Vitor Gabriel, com assistência de roteiro de Ana Clara Medeiros.

O reality foi gravado nas cidades catarinenses Florianópolis, Tubarão e Palhoça, e traz à tona as histórias de jovens com sonhos diversos que se entrelaçam no ensino superior. Com uma abordagem leve, Marone e Júlia conduzem uma viagem pelas emoções inerentes ao universo acadêmico. “É fascinante perceber que temos competidores entre 18 e 44 anos, oriundos de diferentes regiões do Brasil, com histórias únicas e conquistas a serem celebradas. No ‘Desafio Show’, acompanhamos esses propósitos em oito episódios que nos fazem torcer por cada um deles”, comenta Sergio.

Vânia Lima, a diretora do projeto, revela que “Desafio Show” é uma homenagem aos universitários brasileiros. “É um programa interativo, divertido e cheio de aprendizado! Desde 2008, temos desenvolvido formatos educacionais e queríamos fazer algo que ressoasse com os jovens nas universidades. Começar no Sul foi uma oportunidade de explorar novas perspectivas e conectá-las ao nosso conteúdo”, afirma Vânia, com experiência na direção de mais de 30 projetos, incluindo séries como “Cantos do Mar” e “Memórias do Brasil”.

O programa também se destaca pela convivência entre os participantes, abordando os desafios de trabalhar em equipe. “O jogo já começa com uma corrida em grupo e a primeira prova

Participantes

Kaylane Heringer Vieira, 22 anos, estudante de Direito, é aventureira e cautelosa ao tomar decisões. Distraída, pensa antes de responder, mas também fala rápido. Kathleen Heringer Vieira também tem 22 anos e é estudante de direito, estagiando desde o começo da faculdade. Acha trabalhos em equipe complicados, mas diz que toma o papel de liderança na maioria das vezes porque as pessoas não se prontificam.

Renato José Costa Júnior tem 20 anos, é estudante de Educação Física e dá aulas de dança em academias. Nessa competição ele quer agarrar a oportunidade de ganhar 50 mil reais para investir na própria carreira. Também graduanda em Educação Física, Emely Cristina Domingues dos Santos, 22 anos, sonhava em ser jogadora de futebol e não largou o esporte, mas hoje seu sonho é concluir a faculdade pois é a primeira pessoa da sua família a ter essa oportunidade.

Johnatan de Freitas Correa tem 35 anos e é estudante de Medicina. Tentou por 11 vezes o ENEM até conseguir. Para ele, a família é um grande incentivo, e o dinheiro vai ajudar a seguir no seu curso, que é seu sonho. Karoliny Sousa Morais tem 22 anos e estuda Design de Moda. Mineira, precisou se mudar para Santa Catarina para seguir o sonho profissional. Sente muito por estar longe da família, mas quer viajar o mundo em competições de beleza.

Eduardo Domingues Jaques tem 24 anos e estuda Cinema e Audiovisual. Muito fã de reality shows, não podia perder a oportunidade de participar de um. Seu desejo maior é levar o prêmio de 50 mil para investir no seu curta-metragem de conclusão de curso e, quem sabe, colecionar mais prêmios além do reality. Estudante de fisioterapia, Márcia Engroff Gonçalves tem 31 anos e foi mãe muito jovem e, por conta disso, não pôde realizar seu sonho de ser fisioterapeuta. Agora com 3 filhos e mais estabilidade, entrou na universidade para alcançar o objetivo profissional que sempre quis.

Arthur Dauer é o mais jovem da competição, com 18 anos e estudante de medicina. Saiu do Ceará para estudar no sul, gosta de se divertir e é estudioso, sonha em fazer uma pausa com os amigos e viajar, esse dinheiro é o passe para esse momento. Danila Antonicci Cachoeira tem 41 anos e estuda psicologia, com formação já concluída em Educação Física. Decidiu fazer o curso por todos apontarem suas habilidades de escuta e empatia, ela sente que foi como um chamado para a ação à psicologia em sua vida.

Aos 28 anos, Ellem Franco estuda enfermagem. Vinda do Pará, ela se aventurou em outros cursos antes de ter a certeza que queria seguir na área da saúde. Sempre trabalhou para se manter e ajudar a família, por conta disso acumulou dívidas para continuar a estudar. Ganhando o prêmio, Ellem pretende limpar o nome no Serasa e finalmente receber seu diploma de enfermeira. Otávio Jamarini Goulart tem 26 anos e cursa fisioterapia, onde se encontrou por ser capaz de ajudar as pessoas através da profissão. Tem o sonho de ter sua própria clínica e pretende investir o dinheiro do prêmio nela, caso vença.

Raquel Henriques de França Schwarc é fluminense de Petrópolis, estudante de fisioterapia e tem 44 anos. Se mudou para Florianópolis há 15 anos e trabalha há muito tempo como educadora física. Decidiu cursar uma segunda graduação por entender que se complementaria bem com seu trabalho. Aos 32 anos, Rodrigo Japur Zimmer estuda jornalismo. Na competição, quer unir sua extroversão com seus conhecimentos em negócios para vencer o jogo.

Gilson Gervásio Júnior tem 21 anos e é estudante de Medicina Veterinária. Foi criado em um sítio nas proximidades de Itajaí e tem um instagram para falar sobre o curso e os assuntos ligados a ele. Gosta de trabalhar em equipe quando ela é unida. Caso ganhe o prêmio, quer investir o dinheiro na sua pós-graduação. Estudante de medicina, João Victor Borssatto tem 28 anos e é formado em publicidade. Acompanha muitos programas estilo reality show de sobrevivência e já trabalhou com jogos para desenvolver raciocínio lógico. Se ganhar o prêmio vai investir na residência em psiquiatria.

Brenda de Bastos Bohrer estuda nutrição e tem 21 anos. Escolheu o curso com o intuito de ajudar jovens meninas a transformarem sua alimentação e sua relação com o corpo em algo saudável e natural, tirando as pressões estéticas da jogada. Gaúcha, é tesoureira da atlética do curso e é bastante afiada em testes de conhecimentos. Benhur Gob tem 27 anos e cursa medicina. Chegou a fazer o mesmo curso na Argentina por três anos, mas na pandemia decidiu voltar para o Brasil. Se ganhar o prêmio, quer usar o dinheiro depois que sair da faculdade.

Quem também estuda medicina é Jessica Ingridy Freitas Bernardi, de 30 anos. Ela vem do interior do Rio do Grande do Sul, começou a trabalhar com 15 anos em backoffice, foi subindo de cargo e mais tarde se formou em comércio internacional, mas sempre sonhou com a medicina. Caoê França tem 20 anos e é estudante de odontologia. Mora a mais de 11 horas de viagem da cidade da mãe, Concórdia, interior do estado e só consegue visitá-la nas férias. Quer ganhar o prêmio para fazer uma lipoled e pagar os materiais do curso, que considera muito caros.

O grupo Têm dendê vem desenvolvendo diversos projetos para a televisão aberta, com temáticas que envolvem o turismo, como “Expedição Nordeste”, moda e identidade brasileiras, como “Criativos.Br” e o mais recente “É assim que eu vou”, e educação, com as três temporadas da série “A Chave”, e, agora, “Desafio Show”. Completando 25 anos de história, o Grupo Têm Dendê se destaca na produção de conteúdos originais, filmes, séries e projetos audiovisuais que buscam narrativas diversas e um novo olhar sobre o Brasil.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.