

Equipes de diversos órgãos da Prefeitura de Salvador fizeram uma vistoria nos circuitos de Carnaval do Campo Grande (Osmar) e do Pelourinho (Batatinha) nesta quarta-feira (7). No dia anterior, os engenheiros, técnicos, analistas e outros especialistas da gestão municipal realizaram o mesmo trabalho no trajeto Barra / Ondina (Dodô), do Porto da Barra até a Av. Milton Santos. O objetivo foi verificar se as normas de segurança estão sendo cumpridas e identificar ajustes necessários para a realização da maior festa de rua do planeta.
A vistoria observou, por exemplo, se a poligonal de manobra dos trios elétricos está sendo respeitada, questões relacionadas às rotas de fuga de pedestres e de ambulância, as áreas destinadas aos banheiros e a distribuição dos ambulantes. As equipes analisaram ainda se as estruturas dos camarotes estão sendo montadas de acordo com os licenciamentos, as delimitações dos espaços de mídia e a proteção das marcas, entre outros pontos.
A operação é comandada pela Empresa Salvador Turismo (Saltur), que no final produz um relatório com as informações, imagens e pedidos de correções e alterações identificados pelos técnicos. As vistorias dos circuitos são realizadas todos os anos de forma conjunta, com representantes de todos os órgãos municipais e alguns estaduais.
O presidente da Saltur, Isaac Edington, explicou que o objetivo é antecipar e prevenir os problemas. “O Carnaval de Salvador começa muito antes dos dias oficiais de festa. Essa reunião técnica com as equipes operacionais mostra o cuidado e a responsabilidade da Prefeitura em planejar cada detalhe com antecedência, garantindo serviços públicos funcionando de forma integrada em um dos maiores eventos do mundo”, afirmou.
Nesta quarta-feira, o ponto de encontro foi o Largo do Campo Grande. O diretor de Serviços Públicos da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), Alysson Carvalho, explicou que a vistoria é importante para garantir o pleno funcionamento das atividades dos órgãos atuantes no carnaval, visto a necessidade da transversalidade das ações efetuadas por cada um deles.
“Conseguimos identificar pontos a serem corrigidos, alocações das estruturas e preservação das vias, garantindo o fluxo das pessoas e o trânsito dos veículos autorizados, além da preservação das rotas de fuga, mais conhecidas como saídas de emergência. Essa preparação antecipada é o que garante o sucesso de todos os dias, desde o pré-Carnaval, pois o planejamento é a base sólida a ser construída em qualquer atividade”, disse Alysson.
Reforço – O diretor de Serviços de Iluminação Pública (Dsip), Ângelo Magalhães, explicou que a folia recebe iluminação extra para garantir a beleza e a segurança da festa. Em alguns trechos, os postes metálicos foram substituídos pela estrutura de fibra para evitar acidentes, ou foram totalmente removidos para facilitar a fila dos trios, como ocorreu no Porto da Barra.
“Preparamos um projeto luminotécnico com mais de 6 mil projetores de reforço em todos os circuitos, no Centro e nos bairros. Estamos fazendo uma interlocução entre os órgãos para ver a necessidade de uma interlocução junto à Coelba, e observando a alimentação dos postos de operação de cada órgão, entre outras medidas”, disse.
Os circuitos terão também o reforço de câmeras de segurança. O secretário municipal de Inovação e Tecnologia (Semit), Alberto Braga, contou que através desses equipamentos a Saltur, Transalvador, a Secretaria de Mobilidade (Semob) e outros órgãos municipais poderão ter, em tempo real, as imagens do Carnaval e, consequentemente, melhorar a fluidez e a segurança dos circuitos.
“A Semit tem um papel fundamental, de protagonismo, nessa grande festa, quer seja na parte de infraestrutura, conectando todos os pontos importantes, não só para a imprensa, mas também para os foliões terem acesso à internet, à conectividade, e na área de inteligência. A secretaria colocará inúmeras câmeras em vários circuitos para que possa dar segurança aos foliões, como também melhorar a operação do Carnaval”, afirmou.
Já o inspetor-geral da Guarda Civil Municipal (GCM), Marcelo Silva, disse que o principal objetivo das equipes é garantir a segurança. “As visitas técnicas que antecedem a execução do festejo são muito importantes para que todos os órgãos possam, dentro de suas competências, apontar prováveis problemas que possam ocorrer. São áreas da segurança, a parte da zeladoria, a iluminação pública, a defesa civil e tantos outros que podem acontecer, indicando soluções conjuntas para que aquele ambiente esteja livre de problemas óbvios”, explicou.
Fotos: Bruno Concha / Secom PMS