

Os aeroportos baianos registram grande movimentação de turistas desde os primeiros dias da alta temporada. O Salvador Bahia Airport é o líder em movimentação. De 20 de dezembro a 4 de janeiro, cerca de 439 mil passageiros brasileiros e estrangeiros passaram pelo terminal, 18,5% a mais que o da mesma época na temporada passada. Foram quase 3 mil pousos e decolagens, 500 a mais que no último verão, com aumento de 19%. Somente no dia 2 de janeiro, 37.436 pessoas passaram pelo aeroporto da capital, a maior circulação desde 2018.
O fluxo também é expressivo no interior do estado. Em Porto Seguro, 112,5 mil passageiros circularam pelo terminal aeroportuário entre 20 e 31 de dezembro, representando um aumento de 6,16% em relação ao mesmo período do ano anterior, enquanto em Vitória da Conquista o número foi de cerca de 25 mil, de 20 de dezembro a 4 de janeiro, com crescimento de 89%. Em Ilhéus, foram 40.197 passageiros, também entre 20 de dezembro e 4 de janeiro.
A malha aérea baiana no verão 2025/2026 contempla 1,6 milhão de assentos, 220 mil a mais que na alta temporada anterior. São mais de 3,7 mil voos extras disponibilizados pelas companhias. Os números refletem os investimentos feitos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), em parceria com as empresas de aviação e os aeroportos, para ampliar a conectividade aérea da Bahia.
“Trabalhamos continuamente na captação de novos voos e ampliação de frequências das rotas já existentes e atuamos na promoção do destino Bahia nas principais feiras de turismo do mundo. Além disso, preparamos trabalhadores e pequenos empreendedores para um atendimento de excelência aos visitantes e investimos na estruturação dos destinos e em obras de infraestrutura”, destacou o titular da Secretaria de Turismo da Bahia, Mauício Bacelar.
Além das conexões aéreas com todas as regiões do Brasil, a Bahia tem ligação aérea com Buenos Aires (Argentina), Santiago (Chile), Montevidéu (Uruguai), Lisboa (Portugal), Madri (Espanha) e Paris (França). Agora, o estado passa a contar também com o voo Salvador-Cidade do Panamá-Salvador, operado pela Copa Airlines, que oferece conexões com 80 cidades das Américas.
O aumento da vinda de turistas estrangeiros à Bahia incentivou a empresa baiana de aviação regional Abaeté Linhas Aéreas a operar com mais de 500 voos na alta estação, interligando Salvador a Morro de São Paulo e Boipeba, no município de Cairu. “Fechamos 2025 com o número recorde de 10 mil passageiros transportados ao longo do ano”, comemorou o diretor da companhia, Tiago Tosto.
foto: Will Recarey