

Com quase 5 mil passageiros a bordo, o navio de cruzeiro MSC Seaview foi o primeiro a aportar em Salvador em 2026, nesta terça-feira (6), movimentando o turismo na capital neste início de ano. Os cruzeiristas foram recebidos por baianas estilizadas, bailarinos e percussionistas do bloco afro Muzenza, que deram as boas-vindas aos visitantes brasileiros e estrangeiros, antes das visitas aos principais cartões-postais da cidade. O receptivo especial foi realizado pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), que prospecta a vinda de mais navios para destinos baianos.
“A Bahia é o estado do Nordeste com o maior número de atracações nesta temporada, e Salvador se consolidou como um importante porto de embarque de cruzeiristas, beneficiando a nossa cadeia do turismo por proporcionar a ampliação do tempo de permanência dos visitantes na cidade até o embarque. Porém, não estamos acomodados e buscamos trazer mais navios que contemplem, além de Salvador e Ilhéus, localidades como Porto Seguro e Itacaré, entre outras”, declarou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
A recepção no porto foi elogiada por Wesley Lavezzo, de 38 anos, executivo de contas de uma operadora de turismo de Santa Catarina. “A energia e o calor humano do povo baiano, já na chegada do navio, fazem toda a diferença. Sem dúvidas, foi a melhor recepção entre todas as paradas deste cruzeiro. O acolhimento das pessoas me encanta, assim como a culinária local”, ressaltou.
“Amo essa terra. O que mais me chama a atenção aqui é a alegria do povo baiano, sempre em festa, sempre de alto astral. Hoje vou passear sem roteiro definido, mas faço questão de levar minha neta, que está aqui pela primeira vez, ao Farol da Barra”, afirmou a curitibana Janine Maia, de 59 anos.
O cruzeirista português Rui Manuel, de 61 anos, também destacou o clima da cidade. “A alegria está na Bahia. Já passei o Carnaval em Salvador, estive em Morro de São Paulo e, agora, chego à cidade em um cruzeiro. Vou aproveitar para visitar o Pelourinho, passear pela Barra e também conhecer Itapuã”, disse.
Responsável pela realização dos passeios para os clientes da MSC, Patrícia Caetano, da Líder Receptivo, está animada com a temporada de cruzeiros na Bahia. “Estamos oferecendo os roteiros que incluem Salvador e o Litoral Norte. A boa procura nos leva a uma expectativa muito positiva, pois temos utilizado de 12 a 20 ônibus por semana para atender a esse público.”
Nesta quarta-feira (7), o navio MSC Armonia chegará à capital baiana, com cerca de 3 mil passageiros. A previsão é que, durante toda a temporada 2025/2026, que teve início em outubro e segue até abril, a Bahia receba cerca de 260 mil passageiros, que devem injetar aproximadamente 26 milhões de dólares na economia.
Foto: Tiago/Queiroz