quarta, 07 de janeiro de 2026
Euro Dólar

BAHIA REGISTRA 150 MIL RAIOS EM APENAS TRÊS DIAS E SEGUE SOB ALERTA DE TEMPESTADES

João Paulo - 06/01/2026 07:20

O estado da Bahia registrou uma atividade elétrica atmosférica excepcional no início de 2026, com a contabilização de 150 mil raios entre os dias 1 e 3 de janeiro. O levantamento, realizado pela Neoenergia Coelba, aponta uma média diária de 50 mil descargas, volume que motivou a ativação imediata do plano de contingência da concessionária.

De acordo com a gerência de operações da companhia, o efetivo em campo e no Centro de Operações foi ampliado para monitorar a rede elétrica e responder com agilidade a possíveis interrupções causadas pelo mau tempo.

A instabilidade climática deve persistir ao longo da semana, conforme indica o novo alerta laranja emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso de perigo, que entrou em vigor nesta segunda-feira (5) e se estende até o final da quarta-feira (7), abrange 38 municípios baianos.

As previsões apontam para chuvas intensas, que podem variar entre 50 e 100 mm por dia, acompanhadas por rajadas de vento de até 100 km/h e o risco de queda de granizo em diversas regiões do estado. O alerta do Inmet concentra-se especialmente nas faixas Centro-sul, Sul, extremo Oeste, Norte e Nordeste da Bahia.

Diante do volume de descargas atmosféricas e da força dos ventos, as autoridades recomendam que a população evite abrigar-se debaixo de árvores e não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de sinalização. Em caso de rajadas de vento intensas, a orientação é não utilizar aparelhos eletrônicos ligados à tomada para evitar danos causados por sobrecargas na rede elétrica.

Foto: Pixabay

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.