terça, 06 de janeiro de 2026
Euro Dólar

BRASIL DEVE SE MANIFESTAR EM REUNIÃO DO CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU SOBRE A VENEZUELA

Igor Lima - 05/01/2026 10:07

O Brasil deve pedir a palavra durante a reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) que discutirá a situação na Venezuela. A expectativa é de que a representação brasileira se manifeste em defesa do diálogo político, da estabilidade institucional e de uma solução pacífica para a crise no país vizinho.

Diplomatas avaliam que o posicionamento brasileiro seguirá a linha tradicional da política externa, que prioriza a soberania dos Estados, a não intervenção e o incentivo a negociações entre as partes envolvidas. O governo também deve reforçar a preocupação com os impactos humanitários e regionais da crise venezuelana, que afetam diretamente países da América do Sul.

A reunião do Conselho de Segurança ocorre em meio ao aumento das tensões políticas e diplomáticas envolvendo a Venezuela, tema que tem gerado divisões entre os membros do órgão. O Brasil, que mantém relações diplomáticas com o governo venezuelano, busca atuar como um interlocutor moderado, defendendo soluções construídas por meio do diálogo e do respeito às instituições internacionais.

A participação brasileira é vista como estratégica, tanto pelo peso regional do país quanto pelo interesse em contribuir para a redução de instabilidades na América do Sul.

Foto: Eduardo Munoz/Reuters

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.