

O ataque dos Estados Unidos contra a Venezuela neste sábado (3) deixou ao menos 40 mortos, segundo o jornal americano The New York Times. A ofensiva do governo de Donald Trump resultou na captura do presidente venezuelano, Nicolás Maduro.
Em pronunciamento, Trump afirmou que os Estados Unidos vão comandar a Venezuela até uma transição de governo e também controlar o petróleo do país. O presidente norte-americano voltou a acusar Maduro de chefiar um cartel de narcotráfico na região.
A ação ocorreu após meses de especulações e operações marítimas próximas à costa venezuelana. A ofensiva atingiu diversos pontos de Caracas, capital do país. Maduro e a esposa foram levados a Nova York em um navio de guerra dos Estados Unidos.
A pressão sobre o governo venezuelano se intensificou em agosto, quando a administração Trump elevou para US$ 50 milhões a recompensa por informações que levassem à prisão de Maduro. Naquele período, os Estados Unidos reforçaram a presença militar no Mar do Caribe. Inicialmente, a Casa Branca informou que a mobilização tinha como objetivo combater o narcotráfico internacional. Com o tempo, autoridades passaram a afirmar, sob anonimato, que o objetivo final seria derrubar o presidente venezuelano.
Foto: Reprodução/Redes Sociais/X