

A Neoenergia Coelba montou uma operação especial para garantir o fornecimento de energia durante as celebrações do Réveillon 2026 na Bahia. A distribuidora está com a quantidade de profissionais em campo e no Centro de Operações Integradas reforçada para monitorar o sistema elétrico em tempo real e atuar com agilidade em caso de necessidade. A empresa também mapeou os locais onde há maior fluxo de pessoas e posicionou os eletricistas de maneira estratégica, diminuindo os deslocamentos e o tempo de atuação.
O planejamento da distribuidora para o Réveillon teve início meses antes da celebração, com os estudos e levantamentos específicos das localidades mais procuradas durante o período. Os investimentos também foram direcionados com base em diálogos com a sociedade e poder público. Entre as principais entregas, destacam-se uma nova linha de alta tensão no Litoral Norte, que triplicou a capacidade de abastecimento da localidade. Também foram ampliadas quatro subestações no Sul da Bahia, garantindo mais energia para uma das regiões mais procuradas no período.
“A Bahia é um dos principais destinos turísticos do Brasil durante o Verão, em especial na virada de ano. Sabemos que a energia é fundamental para que todos aproveitem o estado da melhor maneira e por isso montamos este planejamento especial. Investimos R$ 294 milhões em obras e melhorias para o período e intensificamos as manutenções preventivas para ter uma rede ainda mais robusta e resiliente”, destaca Thiago Martins, superintendente Técnico da Neoenergia Coelba.
Monitoramento e tecnologias para agilizar o atendimento
Durante o dia 31, o Centro de Operações Integradas (COI) da distribuidora estará com o efetivo de engenheiros e técnicos reforçado para monitorar o sistema elétrico de toda a Bahia em tempo real, 24 horas por dia. Em caso de ocorrência, os profissionais direcionam as equipes em campo para que atuem no restabelecimento da energia.
A rede elétrica da Bahia também conta com tecnologias que permitem a normalização do fornecimento de maneira automática, em até 60 segundos. Ou seja, uma interrupção que poderia durar horas é restabelecida em 1 minuto.
foto: neoenergia



