

Em entrevista ao portal Bahia Econômica, o secretário de Planejamento do estado da Bahia, Cláudio Peixoto, disse que em 2025, a Bahia negociou cerca de R$ 8 bilhões em operações de crédito, resultado de uma atuação integrada entre a Seplan e a Sefaz, em estreita articulação com o Governo Federal e instituições financeiras nacionais e internacionais.
Segundo ele, essa estratégia de captação está orientada por dois eixos centrais: ampliar a capacidade de investimento do Estado e qualificar a gestão da dívida pública, preservando o equilíbrio fiscal no médio e longo prazos.
Peixoto lembrou, inclusive, que parte dessas operações foi direcionada ao refinanciamento da dívida pública, com a substituição de passivos mais onerosos por novas operações com prazos mais longos, taxas de juros mais favoráveis e melhores condições financeiras, reduzindo o custo do serviço da dívida e liberando espaço fiscal para investimentos e políticas sociais.
Peixoto falou também sobre as prioridades do Orçamento de 2026, aprovado pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) no montante de R$ 77,4 bilhões, um dos maiores do país, representando um aumento de 10% se comparado com o orçamento aprovado para 2025.
E comentou o Plano de Desenvolvimento Integrado – PDI Bahia 2050, que está em pleno processo de elaboração e da atualização dos Planos Territoriais de Desenvolvimento. Veja a entrevista na íntegra aqui.
Foto: Ed Machado/ Conseplan



