

Donald Trump, presidente dos EUA, afirmou hoje que as negociações para encerrar a guerra entre Rússia e Ucrânia estão “em fase final”.
A declaração foi dada antes da reunião entre Trump e o presidente ucraniano Volodimir Zelensky. Os dois estão reunidos agora nos EUA, com a presença de funcionários do governo Trump —entre eles o secretário de estado, Marco Rubio, e o de defesa, Pete Hegseth.
Trump, porém, evitou dar um prazo para o fim do conflito. “Eu não tenho prazos. Sabe qual é o meu prazo? Conseguir acabar com a guerra”, disse o norte-americano… –
Zelensky afirmou que 90% do plano de paz foi discutido pelas equipes. Ele citou também dois pontos como impasses. Um deles é o destino do território controlado pela Ucrânia e uma usina nuclear ocupada pela Rússia.
Trump conversou com Putin antes de se reunir com Zelensky. O republicano classificou a conversa como “boa e produtiva”.
O assessor de política externa do Kremlin, Yuri Ushakov, disse que a conversa por telefone entre Trump e Putin durou 1h15 minutos. Ushakov disse que para o cessar-fogo acontecer, Kiev precisa tomar uma “decisão ousada”, em linha com as discussões entre Rússia e EUA sobre a região de Donbass.