

O Club Deportivo O’Higgins, tradicional equipe do futebol chileno, será o primeiro adversário do Bahia na segunda fase da Pré-Libertadores 2026, em confronto de ida e volta que pode levar o Tricolor à fase de grupos da principal competição de clubes da América do Sul.
Fundado em 7 de abril de 1955, o O’Higgins tem sede em Rancagua, a cerca de 90 quilômetros de Santiago, e disputa regularmente a Liga Chilena de Primera División, a elite do futebol no Chile. O nome do clube é uma homenagem a Bernardo O’Higgins Riquelme, um dos principais líderes da independência chilena.
O time celeste, apelido que faz referência à cor do uniforme principal, nasceu da fusão de dois clubes locais América de Rancagua e O’Higgins Braden com o objetivo de representar a cidade na elite do esporte nacional.
Ao longo de sua história, o O’Higgins coleciona alguns momentos de destaque no cenário nacional: venceu o Campeonato Chileno (Torneio Apertura) em 2013 e a Supercopa do Chile em 2014. O clube também levantou títulos de divisões inferiores, incluindo campeonatos da Segunda Divisão em 1964 e 1986.
Internacionalmente, a equipe já participou da Copa Libertadores em várias edições, sendo a mais memorável em 1980, quando chegou às semifinais do torneio. Após um longo período afastado, o O’Higgins volta à competição continental em 2026, após terminar o Campeonato Chileno de 2025 na terceira posição.
No ranking da Conmebol, o clube chileno ocupa uma posição mais modesta em relação ao Bahia, reflexo de campanhas irregulares nos últimos anos no futebol internacional.
O confronto entre O’Higgins e Bahia está marcado para a semana dos dias 18 e 25 de fevereiro de 2026, com o jogo de ida sendo disputado no Estádio El Teniente, em Rancagua, e a decisão da vaga na Arena Fonte Nova, em Salvador.
FOTO= Crédito: Divulgação/ Club Deportivo O’Higgins