sexta, 26 de dezembro de 2025
Euro Dólar

ANVISA PROIBE COMERCIALIZAÇÃO DE ADOÇANTE COM ALULOSE

Matheus Souza - 26/12/2025 18:32

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização de um adoçante que contém alulose, ingrediente que não tem autorização para uso alimentar no Brasil.

A medida determina a apreensão de todos os lotes do produto da empresa Sainte Marie Importação e Exportação e também veta a distribuição, importação, propaganda e utilização em todo o território nacional, independentemente da data de fabricação.

Segundo a Anvisa, a alulose não integra a lista de substâncias permitidas como adoçante ou ingrediente alimentar no país. Por não haver autorização prévia, o produto não poderia ser colocado no mercado, e a decisão tem caráter preventivo para proteger a saúde da população.

A agência reforçou que alimentos ou ingredientes sem histórico de consumo no Brasil são classificados como novos e precisam passar por avaliação técnica antes da liberação.

Nesse processo, as empresas devem apresentar estudos que comprovem a segurança do produto, incluindo análise da composição, do processo de fabricação e das condições de consumo.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.