quarta, 24 de dezembro de 2025
Euro Dólar

FISCALIZAÇÃO APONTA IRREGULARIDADES E INTERDITA BOMBAS DE COMBUSTÍVEL EM SALVADOR E RMS

Bruna Carvalho - 24/12/2025 10:00

Uma operação de fiscalização do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) identificou diversas irregularidades em postos de combustíveis de Salvador e municípios da Região Metropolitana, resultando na interdição de bombas e na autuação de estabelecimentos. A ação fez parte da Operação Combustível Legal e vistoriou 30 postos na última semana.

 

Além da capital, foram fiscalizados postos em Lauro de Freitas, Camaçari, Dias D’Ávila, Simões Filho e Madre de Deus. Um dos estabelecimentos teve seis bombas interditadas por irregularidades, enquanto outro teve quatro equipamentos tornados inoperantes por não corrigir falhas já notificadas anteriormente. Em um posto, foi constatada a venda de combustível em quantidade inferior à registrada no visor; em outro, uma bomba foi interditada por erro de medição acima do permitido.

 

Outros sete postos também foram autuados ou notificados por problemas como vazamento de mangueiras, visor queimado e fiação exposta. O Procon realizou autuações por armazenamento e exposição de produtos vencidos, ausência do Código de Defesa do Consumidor e falta de placa sobre a proibição de abastecimento após o travamento automático da bomba. Já a Sefaz-Ba autuou dez estabelecimentos por atraso no pagamento do Feaspol.

 

Denúncias podem ser feitas pelo Disque Denúncia Bahia, pelos números 71 3235-0000 (Salvador e RMS) e 181 (interior). A operação contou com participação da ANP, Ibametro, Procon-Ba, Sefaz-Ba e Polícia Militar, por meio da Cipfaz.

Foto: Filipe Nobre/Sefaz-Ba

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.