

Com o encerramento do ano legislativo de 2025, realizado na semana passada, nesta segunda-feira (22), o vereador Randerson Leal (Podemos) apresentou um balanço positivo de sua atuação na Câmara Municipal de Salvador. Ao todo, foram mais de 100 propostas voltadas para melhorar a vida dos soteropolitanos, com destaque para projetos que já se tornaram realidade e beneficiam diretamente a população.
Faixa Azul: segurança viária em prática
Entre as principais conquistas do ano, o parlamentar ressalta a aprovação e implementação da Faixa Azul (Projeto de Lei nº 156/2024), que deu origem à Lei Municipal nº 9.841/2025. A iniciativa, já implantada na Avenida Bonocô, tem demonstrado resultados expressivos na redução dos índices de acidentes no local.
“O sucesso da Faixa Azul na Bonocô comprova que investir em segurança viária traz resultados concretos. Por isso, já há planos de expansão para outras avenidas da cidade”, destaca Randerson Leal.
A Transalvador já anunciou que a Faixa Azul será implantada também na Avenida ACM, uma das principais vias da capital baiana, consolidando a expansão do projeto e ampliando a segurança no trânsito de Salvador.
Na sessão de encerramento do ano, o vereador teve dois importantes projetos de lei aprovados em primeira discussão. O Projeto de Lei nº 263/25 institui penalidade administrativa de multa aos agressores de motoboys no exercício da atividade profissional no âmbito do Município de Salvador. Já o Projeto de Lei nº 348/25 dispõe sobre a proibição de farmácias e drogarias exigirem o fornecimento do CPF do consumidor como condição para a compra de produtos no município.
Defesa do consumidor em foco
Outro projeto de grande relevância aguarda aprovação: a isenção de estacionamento em shopping centers para consumidores que gastem igual ou cinco vezes o valor da taxa (PL nº 209/2023). A proposta visa fortalecer os direitos do consumidor soteropolitano.
Também é destaque o Projeto de Lei nº 490/2025, que propõe proibir a cobrança e a instalação de cancelas em estacionamentos de áreas de urgência e emergência de hospitais públicos e privados, garantindo acesso gratuito e imediato a pacientes e acompanhantes.
Já sancionada, a Lei Municipal nº 9.883/2025 determina que as salas de cinema de Salvador iniciem os filmes exatamente no horário divulgado nas bilheterias e plataformas de venda, garantindo mais respeito ao público.
O vereador também comemora a aprovação de projetos apresentados em anos anteriores que agora começam a ser implementados pela Prefeitura, como o Projeto de Indicação nº 297/2023, que assegura alimentação adequada aos vendedores ambulantes cadastrados para o Carnaval de Salvador, melhorando as condições de trabalho desses profissionais.
“Outra vitória importante foi a aprovação do Projeto de Indicação nº 365/2025, que solicita a construção de uma Pista de Atletismo, atendendo a uma demanda antiga das comunidades esportivas da cidade”, ressalta Randerson.
Perspectivas para 2026
Para o próximo ano, a expectativa é fortalecer ainda mais o trabalho em defesa do consumidor, o fomento ao esporte nas comunidades, melhoria de condições de trabalho para o mercado informal.“Seguimos focados em representar o povo com compromisso, responsabilidade e diálogo, garantindo que as pautas que realmente importam avancem”, conclui Randerson Leal.



