

A realização do Furdunço no Carnaval de Salvador 2026 está confirmada para o sábado, 7 de fevereiro, no circuito Orlando Tapajós (Ondina-Barra). A presença do Navio Pirata, trio elétrico da BaianaSystem, na programação aumentou a expectativa do público e ajudou a consolidar a mudança no calendário da festa.
Tradicionalmente realizado antes da abertura oficial do Carnaval, o evento trocou de data com o Fuzuê. A partir de 2026, o Furdunço passa a acontecer no sábado, enquanto o Fuzuê será realizado no domingo.
A alteração já havia sido anunciada no início do ano pelo prefeito de Salvador, Bruno Reis, que destacou que a decisão atendeu a um pedido do público, principalmente em razão da quantidade de atrações e da proximidade com os dias úteis.
“São cerca de 60 atrações, o dobro de um dia normal de Carnaval. O Furdunço acabou se tornando o maior dia da festa em número de apresentações. As pessoas pediam para que fosse no sábado, já que na segunda-feira muita gente precisa trabalhar. Isso é ouvir a população”, afirmou o prefeito.
O presidente da Saltur, Isaac Edington, explicou que o perfil dos eventos também influenciou na decisão. Enquanto o Furdunço reúne mais trios elétricos e equipamentos de grande porte, o Fuzuê tem caráter mais cultural e familiar, com predominância de atrações de chão, o que facilita sua realização no domingo.
Foto: Igor Santhz