

Ex-secretário de Saúde do município de Jequié e membro titular da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o deputado municipalista Hassan (PP) enalteceu a atitude do médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu192), Uemerson Alcântara que, mais uma vez, desceu da ambulância para abrir caminho no trânsito caótico de Salvador. “Ele demonstrou fidelidade ao Juramento de Hipócrates, seu compromisso de consagrar a vida ao serviço da humanidade, priorizando a saúde do paciente”, disse o parlamentar, que registrou no legislativo baiano, moção de louvor ao médico e à enfermeira Daiane Burgos, que gravou em vídeo o fato ocorrido na sexta-feira (19), no final da Avenida Paralela, já na região de Pernambués.
O deputado pontuou que “infelizmente muitos motoristas não entendem que as sirenes e luzes de alerta acionadas de uma ambulância significam que pessoas feridas e até em risco de morte estão sendo transportadas”. E, de acordo com o relato da enfermeira Daiane, foi exatamente isso que aconteceu. No vídeo, que viralizou na Internet, a enfermeira relata que “nosso médico, Uemerson Alcântara, hoje novamente desceu para poder organizar o trânsito e dar passagem para a nossa unidade, que estava com um paciente precisando urgentemente de uma avaliação de imagem, devido à gravidade do caso”. E relata que “mesmo com a sirene e as luzes de alerta acionadas, a ambulância teve dificuldades para trafegar em meio ao congestionamento”.
Para o legislador, “essa é uma realidade que precisa ser modificada. infelizmente as pessoas não liberam a passagem para ambulâncias quando o trânsito está caótico porque colocam seus interesses em primeiro lugar, e o único prejudicado é o paciente, que precisa ser conduzido rapidamente a um hospital”. E finalizou elogiando os profissionais do Samu, “que todos os dias demonstram o máximo respeito pela vida humana”.
Foto – Euro Amâncio