

Marinha do Brasil investiu cerca de R$ 3 milhões em obras de reforma na Base Naval de Aratu, no litoral da Bahia, para adequar o espaço que servirá como local de descanso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da primeira-dama, Janja, durante o recesso de fim de ano de 2025.
Os recursos foram aplicados ao longo de 2024 e 2025, com verbas do orçamento da própria Marinha. As intervenções incluíram a modernização da infraestrutura e a melhoria das acomodações, com foco em segurança e conforto para a estadia do casal presidencial.
Tradicionalmente, o imóvel localizado na Base Naval de Aratu é utilizado por presidentes da República em períodos de lazer, em razão da privacidade e da proteção oferecidas pelo complexo militar. Ainda assim, o volume de recursos empregados nas reformas recentes chama atenção por ocorrer em meio a restrições orçamentárias e a debates sobre a priorização de gastos públicos, especialmente em áreas como saúde e segurança pública.
Segundo a Marinha, as obras fazem parte da manutenção de bens da União e têm como objetivo a preservação do patrimônio público sob sua responsabilidade.
Em tempo: Em contato como o portal Bahia Econômica, a Assessoria de Comunicação d0 2º Distrito Naval informou que a o investimento nas obras da Base Naval de Aratu, no litoral da Bahia não teve esse investimento, mas ateve-se ao recursos destinados ao orçamento de manutenção. ]
Atualizada em 24/12 às 10 horas
Foto: Divulgação/Marinha do Brasil