

As ações da Alpargatas, dona da marca Havaianas, operam em forte queda nesta segunda-feira (22), em meio à repercussão negativa gerada por uma campanha publicitária estrelada pela atriz Fernanda Torres.
Por volta das 16h20, os papéis da companhia recuavam 3,41%, cotados a R$ 11,32, enquanto o Ibovespa registrava baixa mais moderada, de 0,26%, aos 158.056,24 pontos.
A reação do mercado ocorre após a propaganda, exibida na TV aberta e nas redes sociais, provocar críticas de políticos e militantes ligados à direita, que passaram a defender um boicote à marca.
No comercial, Fernanda Torres reforça a mensagem de fim de ano da Havaianas ao afirmar que não deseja que o público comece 2026 com o pé “direito”, mas sim com os dois pés, em uma metáfora sobre iniciativa e atitude. A fala, no entanto, foi interpretada por grupos conservadores como uma indireta de cunho político.
Vencedora do Globo de Ouro 2025 pelo filme “Ainda Estou Aqui”, que aborda o período da ditadura militar no Brasil, a atriz diz no anúncio:
“Desculpa, mas eu não quero que você comece 2026 com o pé direito. Não é nada contra a sorte, mas vamos combinar: sorte não depende de você. O que eu desejo é que você comece o Ano Novo com os dois pés.”
A campanha rapidamente ganhou grande repercussão nas redes sociais, gerando críticas, pedidos de boicote e também uma série de memes e comentários irônicos sobre o episódio, ampliando o debate em torno da marca e impactando o desempenho das ações no mercado financeiro.
Foto: Reprodução