segunda, 22 de dezembro de 2025
Euro Dólar

12 MILHÕES DE PESSOAS AINDA VÃO ÀS COMPRAS DE NATAL

Victoria Isabel - 22/12/2025 17:20

Doze milhões de consumidores devem ir às compras de Natal na última hora. A informação é de um estudo feito nas 27 capitais do país pela CNDL, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, e pelo SPC, o Serviço de Proteção ao Crédito.

Os atrasadinhos correspondem a 10% das pessoas que têm a intenção de presentear alguém neste fim de ano.

Para 38% dos entrevistados, a expectativa por promoções é a principal justificativa para comprar na última hora. Outros 25% disseram que estão esperando o pagamento dos salários ou da segunda parcela do 13º salário e 19% dizem ser desorganizados mesmo.

Para esses consumidores de última hora, a CNDL orienta: redobre a atenção nas compras, defina um teto de gastos rígido e resista à pressão do momento.

Isso porque o volume de pessoas nos dias que antecedem o Natal, a pressão do tempo e a menor disponibilidade de estoque podem fazer a pessoa comprar por impulso, com gastos fora do orçamento ou com parcelamentos longos, gerando endividamento. E, talvez, essa não seja uma boa forma de começar 2026.

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.