

O soteropolitano ganhará um presente especial neste verão. A partir deste domingo, 21 de dezembro, o Palco Nelson Rufino será cenário de uma experiência inovadora e exclusiva. Às 16h, acontece o evento “Show da Bahia para a Bahia”, que une música e teatro em uma celebração vibrante da cultura, da identidade e da musicalidade baiana.
Com direção artística do músico e produtor Ivo Meirelles e do dançarino e coreógrafo Carlinhos de Jesus, o espetáculo promete uma experiência única e memorável, valorizando as raízes e a força criativa da Bahia. Na estreia, parte do espaço será destinada exclusivamente a convidados de agências de turismo, enquanto outra área estará aberta ao público (com couvert), ampliando o acesso a esse encontro especial entre arte e emoção.
“A proposta é resgatar os sambas da Bahia. Aqueles sambas que não se cantam mais, mas quando escutamos toca a memória afetiva. A gente vai resgatar o passado de forma artística, teatral. Será um teatro em forma de música, com um cenário lindo que é a praia de Pituaçu, em Salvador, com sambas raiz de Caymmi, Jorge Amado, Nelson Rufino e Riachão. Nosso foco é que o público interaja e se divirta”, diz Ivo Meirelles.
Dividido em sete blocos, o show será conduzido por uma banda residente que foi formada após muito ensaio, estudo e pesquisa. O “Hino e a voz baiana do samba” homenageará dois baianos: Edson Conceição e Aloísio Silva, responsáveis por um dos maiores hinos brasileiros intitulado de “Não deixe o samba morrer”. O Bloco “Caymmi e a Bahia que canta o mar” traz canções que interagem com o palco que tem o mar ao fundo e homenageia aquele que revelou a Bahia para o Mundo: Dorival Caymmi.
Canções de Riachão, Ederaldo Gentil e do cantor que dá nome ao palco, Nelson Rufino, também estão neste espetáculo. “O palco tem nome, tem história e tem memória viva. É um reconhecimento e gratidão para aquele que tem obras que atravessam gerações, embalam amores, consolam dores e celebra a essência”, ressalta Meirelles.
Para o vice-presidente da Orla Brasil, Guilherme Borges, a cidade vai ganhar uma opção musical com curadoria, capricho e acredita que será o ponto de encontro para quem aprecia praia e música. “A Bahia é muito rica musicalmente. O samba nasceu aqui e precisamos preservar a identidade e se orgulhar da nossa origem. É com esse objetivo que a Orla Brasil se compromete a ter samba todos os dias, das 16h às 20h, até março de 2026. Tudo isso sob as bençãos do mar da Bahia”, diz.
Serviço:
Espetáculo Da Bahia para a Bahia
Quando: 21 de dezembro – domingo
Horário: a partir das 16h
Onde: Palco Nelson Rufino, Orla de Pituaçu
Guilherme Borges, Ivo Meirelles e Eduardo Sampaio