

Com o objetivo de celebrar a finalização da Educação Básica, as escolas da rede estadual de ensino, da capital e interior, realizaram, nessa sexta-feira (19), a formatura dos concluintes do Ensino Médio Regular e Tempo Integral. Este ano, a rede estadual contou com 102.608 concluintes em todas as unidades escolares dos 417 municípios. As solenidades, que contaram com a participação de familiares e convidados, representam um marco significativo na trajetória dos estudantes e o primeiro passo para o ingresso no Ensino Superior.
Para a realização das formaturas, foram destinados quase R$ 8 milhões via Fundo de Assistência Educacional (FAED), para atender aos concluintes, com expectativa de dois convidados para cada, totalizando 307.824 participantes por solenidade. Por recomendação da Secretaria da Educação do Estado (SEC), as solenidades aconteceram nas unidades escolares, em horários definidos por elas.
Em Salvador, uma das unidades que realizou cerimônia de formatura foi o Colégio Estadual Duque de Caxias, localizado no bairro da Liberdade. O estudante Luís Henrique de Oliveira, 18 anos, que quer cursar Jornalismo ou Publicidade, comemorou a conclusão do Ensino Médio. “Com muito esforço e dedicação eu consegui me formar. É muito gratificante vivenciar isso com amigos e colegas que eu convivi por três anos no colégio”, disse.
Quem também estava feliz pela conquista foi a estudante Ana Beatriz dos Santos, 18 anos. “Este é um momento muito emocionante e já estou ficando com saudades da escola, pois estudo aqui há seis anos. Agora, pretendo cursar Letras ou Artes Visuais em alguma universidade, pois quero ser professora”, afirmou.
Para a professora Isabel Cristina Gonçalves, que leciona Matemática no mesmo colégio, o sentimento que fica é o de dever cumprido. “A gente fica muito feliz em ver esse resultado tão positivo e assertivo deles, pois o vínculo entre professor e aluno é para toda a vida”, comentou.
Emerson Santos – Ascom/SEC



