

A secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, afirmou que informações divulgadas pela oposição sobre um suposto aumento de 213% na fila da regulação no estado não condizem com a realidade e representam uma distorção de dados oficiais.
“Essa informação foi retirada efetivamente de uma análise de um relatório do Tribunal de Contas (TCE), de uma auditoria que iniciou em 2019. Em 2024 ele volta para fazer uma avaliação de monitoramento, mas é importante esclarecer que em momento nenhum no relatório traz esse percentual que foi citado pela oposição de forma distorcida”, disse a secretária.
Segundo Roberta Santana, o relatório do TCE apresenta uma análise baseada na política nacional de regulação e aponta a evolução do sistema ao longo do período avaliado. “O relatório traz de forma muito clara uma análise da regulação com base na política nacional de regulação. É importante falar de que ela faz uma análise de evolução. Os dados que são verdadeiros e estão disponíveis à população, por exemplo, é que houve uma expansão significativa da rede”, acrescentou.
A titular da pasta destacou ainda que o documento registra avanços em indicadores como a ampliação da rede de atendimento e o aumento no número de leitos de internamento, incluindo UTIs e leitos pediátricos.
Foto: Reprodução/Sesab



