

As belezas naturais do Extremo Sul baiano atraem milhares de turistas durante o Verão. O maior afluxo de pessoas gera uma demanda de energia extra de aproximadamente 20% quando comparada às demais estações do ano. Para garantir um fornecimento confiável e de qualidade à região, a Neoenergia Coelba montou um planejamento robusto de reforço da rede elétrica e investiu R$ 35,6 milhões para duplicar a capacidade de três subestações que atendem as costas do descobrimento e das baleias.
As subestações que tiveram a sua capacidade dobrada foram Trancoso, Mucuri e Prado. As obras são as principais entregas para o Verão 2025/2026, pois aumentam a disponibilidade energética na região e acompanham o desenvolvimento do comércio, turismo e demais atividades econômicas do Extremo Sul. Somadas, as subestações beneficiam mais de 100 mil pessoas.
“Nosso planejamento é elaborado com base em estudos técnicos e escuta ativa com a comunidade, associações dos setores produtivos e poder público. Todas as entregas que havíamos prometido para o último Verão foram finalizadas, garantindo um período com menos interrupções de energia. Seguimos dedicados em 2025 e estamos avançando com o nosso compromisso de entregar uma energia de qualidade aos baianos”, destacou o superintendente de Operações da Neoenergia Coelba, Leonardo Silva.
Os números foram apresentados em um evento realizado nesta quinta-feira na Subestação Trancoso, uma das quatro ampliadas pela Neoenergia Coelba.
Manutenções preventivas para evitar interferência externa
A ampliação da capacidade energética do Extremo Sul garante maior disponibilidade de energia na região. Somado a essa melhoria, a Neoenergia Coelba também intensificou as manutenções preventivas para evitar interrupções causadas por fatores externos.
Neste ano, a distribuidora realizou:
– 28 mil podas de árvores que estavam próximas aos cabos de energia;
– Inspeção em 4,3 mil quilômetros da rede elétrica;
– Interligação em 18 empreendimentos, permitindo maior flexibilidade operacional.
Implantação de tecnologias para modernizar o sistema
Tecnologias foram adquiridas pela Neoenergia Coelba para agilizar os atendimentos a emergências, melhorar os níveis de energia e aumentar a flexibilidade operacional do Extremo Sul. Para este Verão, a distribuidora adquiriu o BESS (Battery Energy Storage System), sistema de armazenamento de energia que proporciona maior eficiência operacional e será utilizado para suporte em locais com alta demanda emergencial por energia.
Também estão disponíveis 10 transformadores e 2 subestações móveis, prontos para atender a eventuais ocorrências com agilidade. Outra novidade é a aquisição de antenas Starlink. O equipamento permite a comunicação entre os eletricistas e o Centro de Operações Integradas em locais remotos, onde não há sinal de telefone e internet.
Foto: Divulgação