

Os sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário de Pojuca, Acajutiba, Aporá, Esplanada, Araci, Tucano, Ribeira do Pombal, Nova Soure e Rio Real passaram a ser acompanhados em tempo real por um Centro de Controle Operacional (CCO) instalado na unidade regional da Embasa em Alagoinhas. Sensores e dispositivos distribuídos em adutoras, reservatórios, estações de bombeamento e pontos da rede distribuidora enviam dados via rádio e internet para uma plataforma digital que consolida as informações em gráficos exibidos continuamente nas telas do CCO.
Além da operação hidráulica e eletromecânica, o centro também monitora as câmeras de vigilância de 19 unidades operacionais nesses municípios. A centralização das imagens busca agilizar o acionamento da polícia e facilitar a coleta de evidências em casos de invasão, vandalismo ou furto de equipamentos.
De acordo com o gerente regional, Júlio César da Silva, a adoção do monitoramento remoto representa um avanço direto na qualidade da prestação de serviços. “Um vazamento, uma interrupção de bombeamento por falta de energia ou problemas eletromecânicos são rapidamente resolvidos porque são imediatamente verificados quando acontecem. Em breve, vamos expandir a operação remota para outros 18 sistemas”, afirma.