

O secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, negou nesta quarta-feira (17) qualquer articulação para retirar o Carnaval do circuito Barra-Ondina e transferi-lo para outra região de Salvador em 2026. Segundo ele, eventuais mudanças na maior festa popular do estado devem ser discutidas de forma ampla e participativa.
“Qualquer discussão acerca do Carnaval de Salvador deve ser sempre ouvindo todos os setores envolvidos. Nenhuma decisão será acertada se for de cima para baixo”, afirmou o secretário.
Monteiro ressaltou que o debate precisa envolver não apenas o poder público e os artistas, mas também produtores culturais, representantes do trade turístico, vendedores ambulantes, catadores de materiais recicláveis, cordeiros e outros trabalhadores que atuam durante a folia. “O Carnaval é um momento amplo da sociedade como um todo”, completou.
O titular da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-BA) também destacou os investimentos realizados pelo Governo do Estado durante o período carnavalesco e reforçou o compromisso com a valorização dos circuitos tradicionais da festa.
“O compromisso do Governo do Estado é mais uma vez de valorização das atrações no Circuito Osmar, no Campo Grande, também como uma forma de valorizarmos esse circuito tradicional e contribuirmos para desafogar o circuito da Barra, que nós sabemos que precisa desse respiro”, pontuou. Segundo ele, a meta é assegurar um Carnaval marcado pela diversidade cultural, segurança pública e proteção das pessoas.
As declarações foram feitas durante o lançamento do Projeto Verão 2025/2026, iniciativa do governo estadual que reúne ações integradas nas áreas de segurança, cultura, turismo, saúde, direitos humanos e infraestrutura. A programação será realizada entre dezembro de 2025 e fevereiro de 2026 e contará, de acordo com o Executivo, com uma das maiores operações de segurança já realizadas no estado.
Foto: Mateus Pereira/GOVBA



