

As obras do Trecho 1 do VLT de Salvador, que liga a Estação da Calçada à Ilha de São João, alcançaram 50% de execução, representando um avanço significativo na implantação de um novo sistema de mobilidade urbana para a capital baiana. O andamento dos trabalhos foi acompanhado pelo secretário da Casa Civil, Afonso Florence, e pelo presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Eracy Lafuente, durante agenda de monitoramento realizada pelo Governo do Estado.
Para o secretário da Casa Civil, Afonso Florence, o VLT representa mais do que uma obra de infraestrutura. “O VLT é um projeto estruturante que vai reorganizar a mobilidade da Cidade Baixa, reduzir o tempo de deslocamento da população e impulsionar o desenvolvimento social e econômico da região. Mais mobilidade, qualidade de transporte urbano e qualidade de vida para a população”, destacou.
Paralelamente ao avanço das intervenções físicas, os trens do VLT avançam para a fase de operação assistida, etapa que envolve testes técnicos e ajustes operacionais necessários antes do início da operação comercial do sistema. No Trecho 1, os serviços em execução incluem a implantação da via permanente, obras de drenagem, requalificação urbana no entorno, além da construção de estações e estruturas operacionais. As intervenções são coordenadas pela CTB, em parceria com os consórcios responsáveis pela execução, com acompanhamento permanente do Governo do Estado.
Segundo Eracy Lafuente, o avanço das obras reflete um trabalho técnico contínuo e planejado. “Estamos seguindo um cronograma rigoroso, com foco na segurança, na qualidade da obra e no impacto positivo que esse sistema vai trazer para o dia a dia das pessoas. Nós estamos fazendo hoje a maior obra de mobilidade, e não só uma obra de mobilidade, como também uma obra de desenvolvimento territorial do país. Não há obra em termos de ascensão e de envergadura e execução hoje como essa. É uma obra que vai ligar toda a cidade, vai ligar tudo em termos de Região Metropolitana”, afirmou.
Sobre o VLT
O VLT de Salvador contará, quando concluído, com cerca de 43,31 quilômetros de extensão, distribuídos em três trechos, promovendo a integração do Subúrbio Ferroviário com outras áreas da cidade e com a Região Metropolitana. O empreendimento representa um investimento total de R$ 5,4 bilhões, consolidando-se como uma das maiores obras de mobilidade urbana em execução no país. O projeto também representa um importante vetor de desenvolvimento econômico e social, com geração de empregos, estímulo à economia local e valorização urbana ao longo do traçado.
Fotos: Feijão Almeida/GOVBA