

Atuando como um articulador entre as instituições e entidades de educação, mercado e inovação na Bahia, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Bahia) encerra 2025 com 26.063 atendimentos a empresas realizados ao longo do ano. Na área de Desenvolvimento de Carreiras, foram 22.890 pessoas impactadas pelas ações da entidade, dentre eles, mais de 16 mil estagiários alocados, 447 bolsistas em projetos de inovação e cerca de três mil jovens aprendizes.
Responsável também por iniciativas da área de Gestão Empresarial – como o Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF), o Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi) e o Programa de Educação Executiva –, o IEL atendeu, somando as duas áreas de atuação, 3.580 empresas, com CNPJs distintos, em 2025.
Fortalecimento empresarial
Grandes empresas industriais contaram com o apoio do IEL Bahia para realização do PQF. Em uma das iniciativas, o Programa Conexões Corporativas contou com a participação de cinco empresas âncoras: Tronox, Birla Carbon, Timac Agro e Bracell e 47 empresas fornecedoras. A iniciativa visou o desenvolvimento e a integração entre micro e pequenas empresas e grandes indústrias e foi realizado em parceria com o Sebrae Bahia.
A mineradora Equinox contou com o apoio do IEL Bahia para realizar a capacitação de 20 fornecedores, com foco na melhoria dos processos de gestão e na qualidade das entregas. O programa foi lançado em novembro de 2024, ocasião em que também foi lançado o Manual de Fornecedores da Equinox, também produzido com o apoio da entidade.
Junto à Veracel, o IEL realizouo ciclo IV do PQF Veracel, que teve 12 empresas fornecedoras capacitadas nos temas de Finanças, Pessoas, Marketing, Inovação, ESG, e melhoria de processos. O IEL Bahia também capacitou, para a Moeve Química/Deten, 17 empresas transportadoras de produtos químicos. O objetivo foi fortalecer nas transportadoras as práticas de segurança, eficiência operacional e preparação para a certificação ISO 39001/2015.
Como parte do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi), o IEL apoiou empresas em projetos nas áreas de descarbonização, inovação industrial, liderança jovem e desenvolvimento setorial.
O segmento de vestuário foi alvo de duas iniciativas dentro do Procompi: o de Profissionalização Técnica de Micro e Pequenas Indústrias Baianas de Confecção, em parceria com a Audaces e a Nortec, visando o desenvolvimento de soluções digitais para redução de desperdícios na produção; e o Cowork Hightech e Desenvolvimento de Lideranças das Indústrias de Confecções, realizado em parceria com o Sebrae Bahia, CNI, Sindvest e o APL de Confecções. O foco foi na prototipagem de um novo modelo operacional com serviços especializados de manufatura automatizada.
Mais de cem empresas participaram do Procompi de Descarbonização, voltado para fornecedores do segmento de petróleo e gás da cadeia de fornecedores da PetroReconcavo. O programa foi realizado com o apoio da Gerência de Desenvolvimento Sustentável da FIEB.
Além de sediar o Encontro Nacional do Procompi, que reuniu gestores do programa de 21 estados, o IEL também realizou iniciativas em parceria com a prefeitura de Ipirá, visando a profissionalização de processos industriais na unidades produtivas de Malhador e o lançamento do Procompi Jovens Líderes Industriais, em parceria com o Conselho Jovem FIEB.
O IEL também participou da realização de Rodadas de Negócios em grandes eventos, como a Index Bahia e ConstruNordeste e em cidades do interior, conectando centenas de empresas e movimentando milhões em projeção de negócios.
Educação Executiva
Na área de formação de lideranças, o IEL deu continuidade às ações do Programa IEL de Educação Executiva Global, que chegou à terceira edição em 2025. Empresários baianos participaram de sessões acadêmicas com professores de instituições de excelência como o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e Harvard, nos EUA, e na La Salle Universidad, em Barcelona, na Espanha, participando de experiências imersivas em inovação e gestão global. Na oportunidade, os empresários também participaram de visitas técnicas a empresas e instituições de referência.
Ainda como parte da agenda de educação executiva, o IEL ampliou o escopo do Programa Jornada de Sucessão Empresarial, realizado em parceria com o Conselho FIEB Jovem. O programa visa a preparação de lideranças para o processo de sucessão familiar nas empresas e é realizado em parceria com o IEL nacional.
Com foco no futuro do trabalho, o Instituto promoveu workshops, premiações e eventos voltados aos jovens talentos, como a 22ª edição do Prêmio IEL de Talentos, que premiou 15 iniciativas e levou a Bahia ao pódio nacional em três categorias. A premiação destacou empresas, instituições de ensino, bolsistas, estagiários e aprendizes que se sobressaíram pela inovação em qualificação profissional, criatividade e soluções voltadas ao fortalecimento do setor produtivo baiano. Foram premiadas as categorias IEL Estágio (Estágio Inovador, Estagiário Inovador e Educação Inovadora), Inova Talentos (Artigo e Projeto Inovador) e Destaques em Aprendizagem e Sistema S.
Na etapa nacional do Prêmio IEL de Talentos 2025, realizado em Recife, a Bahia se destacou com três vencedores. 1º lugar – Categoria Inova Talentos – Modalidade Artigo Inovador: Adrielen Braz Vanzetto (Ford do Brasil); 3º lugar – Categoria IEL Estágio – Modalidade Estagiário Inovador (Médio Porte): Julia Liz Sales (IPQ Tecnologia); 1º lugar – Categoria Sistema S – Projeto Inovador: Leomar da Silva (Sesi Bahia).
Como parte das ações do IEL Nacional, a Bahia esteve representada no Prêmio IEL de Talentos da Construção, no Rio de Janeiro, pelos estudantes baianos Fernanda Sales, Geismar Samis e Adrielle Brito, da UFBA, que conquistaram o primeiro lugar na categoria Edificações, com o projeto H2OBRA – Calculadora de Pegada Hídrica. Além dos eventos realizados na capital, o IEL também esteve presente no interior com a realização de Workshops de Carreiras.
Parceria com a ABRH
Em 2025, o IEL Bahia correalizou diversos eventos em parceria com a Associação Brasileira de Recursos Humanos – ABRH Bahia, inclusive apoiando a realização de congressos da entidade na capital e interior. Dentre as iniciativas, o IEL participou do Congresso de RH estadual, em Feira de Santana e no Agro.
O IEL também obteve reconhecimento no Prêmio Ser Humano Luiz Tarquínio 2025, promovido pela ABRH Bahia, na categoria Desenvolvimento, com um case que retrata o processo de transformação cultural do IEL Bahia, iniciado em 2021, estruturado a partir de iniciativas estratégicas como a formação de um grupo de inovação e a implementação de trilhas de aprendizagem alinhadas ao propósito organizacional.
Em 2026 o IEL manterá a parceria com a ABRH com correalizador do congresso anual da entidade. O objetivo é consolidar o IEL no desenvolvimento de talentos e de recursos humanos na Bahia.
Inovação
Fomentar e articular a promoção da inovação no ambiente das empresas também faz parte do escopo de atuação do IEL Bahia. Em 2025, um dos destaques nesta área foi a parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) para lançar um edital voltado à atração e fixação de pesquisadores com título de pós-doutorado na Bahia.
Com este mesmo objetivo, o IEL firmou parcerias com o Cepedi e a Abapa para promover a cooperação mútua para captação de recursos e fomentar a inovação no setor agroindustrial e realizou três eventos durante o ano com o objetivo de conectar empresas e parceiros do ecossistema de inovação da Bahia com as temáticas: Conexões que impulsionam a inovação, Indústria para o Futuro e Fortalecendo Conexões.
Também foram realizados cursos nas temáticas de inteligência artificial, gamificação aplicada a treinamentos, propriedade intelectual e recursos e cultura da inovação e workshops voltados para a Gestão de Inovação.
PERSPECTIVAS PARA 2026
Para 2026, o IEL Bahia projeta ampliar sua atuação, com a meta de impactar 24 mil pessoas e atender 3.700 empresas, bem como expandir suas ações no interior do estado, fortalecer o ecossistema de carreiras, ampliar o IEL Conecta e implantar o PQF Acelen, com metodologia própria de avaliação e desenvolvimento de fornecedores.
Dentro do Procompi, entre os destaques para o próximo ano estão oito novos projetos voltados para ações de fortalecimento de marcas coletivas e a correalização do Congresso Bahia RH, em parceria com a ABRH Bahia.
Sobre o IEL Bahia
Vinculado ao Sistema FIEB, o IEL Bahia atua na integração entre educação, mercado e inovação, desenvolvendo talentos, fortalecendo empresas e impulsionando o ambiente de negócios no estado.
Foto: Silvio Tito/Coperphoto/Sistema FIEB



