quarta, 17 de dezembro de 2025
Euro Dólar

EM ENCONTRO DE LIDERANÇAS, BRUNO REIS REFORÇA PLANEJAMENTO PARA OS PRÓXIMOS ANOS DA GESTÃO

Victoria Isabel - 17/12/2025 18:59

A Prefeitura de Salvador realizou, nesta quarta-feira (17), a 9ª edição do Encontro de Lideranças de Alta Performance 2025, no Centro de Convenções de Salvador. Promovido pela Secretaria Municipal de Gestão (Semge), o evento reuniu gestores e servidores municipais em uma programação dedicada ao fortalecimento do papel estratégico dos quadros da administração pública, ao alinhamento institucional e à busca por resultados mais eficientes no serviço prestado à população.

Ao longo da tarde, participaram do encontro mais de mil servidores municipais, dos graus 54 ao 58, que ocupam cargos em comissão e funções de confiança. A programação, inspirada na linguagem do cinema, estimulou reflexões sobre propósito, responsabilidade pública e o impacto das decisões no cotidiano da cidade. O evento aconteceu das 13h às 19h e foi encerrado com uma apresentação cultural.

Durante sua participação no encontro, o prefeito Bruno Reis ressaltou que 2025 foi um ano dedicado ao planejamento de projetos, ações e iniciativas que começam a ser executados nos próximos três anos. Segundo ele, a gestão segue com estabilidade, foco em entregas e confiança no futuro. “O passado mostra o que nós construímos até aqui, mas é hora também de olhar para frente”, afirmou. O prefeito demonstrou otimismo em relação a 2026, apontado como um ano de grandes realizações: “O trem está no trilho e nunca saiu. Seguimos com a convicção do resultado que nos espera”.

O Encontro de Lideranças de Alta Performance integra as ações da Prefeitura de Salvador, por meio da Semge, voltadas ao fortalecimento da gestão pública municipal, com foco na valorização dos servidores, no desenvolvimento institucional e na construção de uma administração cada vez mais eficiente, humana e conectada com as pessoas.

A vice-prefeita Ana Paula Matos reforçou o caráter de inspiração do encontro e do papel dos servidores no cuidado diário com a cidade e com as pessoas. “Este é um momento de reconhecimento aos servidores que, todos os dias, dão o melhor de si, com escuta, respeito, acolhimento e compromisso com as pessoas”, afirmou.

Para o secretário municipal de Gestão, Alexandre Tinoco, o evento é uma ferramenta de reconhecimento, estímulo e desenvolvimento dos gestores da Prefeitura de Salvador. Segundo ele, a iniciativa vai além de um gesto de agradecimento e reafirma a valorização do trabalho realizado ao longo do ano. “É uma forma de incentivar e reconhecer aqueles servidores que contribuíram para melhor atender o cidadão”, afirmou. Tinoco ressaltou, ainda, a inovação da edição de 2025 e a expressiva adesão do público. “As inscrições se esgotaram e a sala ficou cheia. Trouxemos novos elementos para valorizar o trabalho dessas pessoas, compartilhando conhecimento e promovendo também um momento de confraternização”, completou.

Conexões humanas – Um dos destaques da programação foi a palestra “Conexões Humanas em Tempos Digitais”, ministrada pela atriz Denise Fraga. Consagrada no teatro, no cinema e na televisão, a artista convidou os participantes a refletirem sobre os impactos da vida digital acelerada nas relações humanas, especialmente no ambiente de trabalho e na condução de equipes.

Durante a apresentação, Denise Fraga alertou para o processo de desumanização presente no cotidiano contemporâneo e defendeu a importância da atenção plena nas relações. “A vida está dura, mas ela é rica. A gente precisa achar brechas no meio do cotidiano para não se perder”, afirmou. Para a atriz, a tecnologia trouxe praticidade, mas também criou distanciamentos emocionais. “As relações estão sendo sacrificadas em detrimento de uma velocidade e de um pragmatismo que não fazem sentido”, pontuou.

Denise destacou, ainda, que escutar é um exercício ativo e contínuo. “Não é só dizer ‘escutei’. É perguntar de novo, é repetir, é estar ali, sem o celular, disponível para o outro”, disse. Segundo ela, ocupar posições de comando exige curiosidade, sensibilidade e disposição para o diálogo. “A curiosidade, como a de uma criança, ajuda a manter viva a conexão com a vida e com as pessoas. A vida ainda é muito legal”, concluiu.

Fotos: Bruno Concha / Secom PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.