

Na noite desta segunda-feira (15), membros da Sociedade de Amigos da Marinha (Soamar) se reuniram na dede do 2° Distrito Naval, em Salvador, para debater a relação entre portos e cidades e o potencial de desenvolvimento econômico e social nos municípios que integram as áreas de influência da Autoridade Portuária Federal – CODEBA. As palestras foram proferidas pelo presidente da Companhia, Antonio Gobbo, e pela secretária do Mar do município e presidente do Comitê Náutico, Duda Lomanto.
Durante a palestra, Antonio Gobbo falou sobre o papel da gestão dos portos em planejar o futuro das cidades e da vida das pessoas que nelas vivem. Ele também destacou a capilaridade de influência dos portos administrados pela CODEBA sobre as cidades, já que a companhia administra Portos em Salvador, Ilhéus e Aratu-Candeias de, neste ano, iniciou a gestão do Porto de Itajaí, em Santa Catarina, e do projeto da nova Hidrovia do São Francisco, que alcança mais de 500 municípios. “Poderíamos sentir o impacto que haveria se elas não fossem realizados em dez ou vinte anos. Por isso, procurarmos fazer um planejamento e com muito critério, adoramos a política ESG e pretendemos que a Autoridade Portuária Federal da Bahia e, agora também de Santa Catarina, seja referência nacional”
A secretária Duda Lomanto defendeu um modelo de gestão que valorize o potencial náutico da cidade e a Baía de Todos-os-Santos para fomentar o desenvolvimento econômico sustentável. “A gente acredita na construção de políticas públicas, para que a gente possa consolidar a náutica. Acreditamos na integração entre a gestão pública, a gestão privada, a sociedade civil organizada e a academia e uma das palavras que eu resumo a Secretaria do Mar é ‘integração’. Ela integra, com as outras secretarias, em prol do desenvolvimento econômico e social relacionados à Economia Azul”, explica.
O encontro integra o ciclo de palestras promovidas pela Soamar, com apoio da Marinha do Brasil e, nesta edição, contou também com as presenças do Vice-Almirante Gustavo Garriga, e do presidente da Associação Náutica da Bahia, Santiago Campo e do diretor do programa A Bordo, da Metrópole FM, Marcelo Fróes.
Foto: Malu Santos



