terça, 16 de dezembro de 2025
Euro Dólar

NEOJIBA ESTREIA ÓPERA “FALSTAFF” EM MONTAGEM INÉDITA FRUTO DE COLABORAÇÃO INTERNACIONAL

Matheus Souza - 16/12/2025 16:41

Neste final de semana, 19 e 20, Salvador recebe uma das maiores produções líricas realizadas pelo NEOJIBA. Após duas semanas de imersão artística com jovens músicos brasileiros e europeus, o projeto internacional IMPACT resultará em duas apresentações da ópera Falstaff, última obra cênica composta por Giuseppe Verdi.

As apresentações acontecem na sede do NEOJIBA, programa prioritário do Governo da Bahia, nos dias 19, às 19h, e 20 de dezembro, às 15h, e os ingressos são gratuitos. A ópera será apresentada em dois formatos distintos: uma versão com orquestra e encenação minimalista e outra com piano e abordagem cênica completa, permitindo ao público vivenciar Falstaff sob perspectivas distintas. O elenco conta com Paolo Rumetz (Falstaff) e Maurizio Leoni (Ford), dois intérpretes de grande reconhecimento no cenário lírico internacional.

O Coro e a Orquestra reúnem 51 artistas italianos e 33 integrantes do NEOJIBA, sob regência do maestro italiano Edoardo Rosadini, com acompanhamento ao piano Alexander Lonquich. O projeto é liderado pelo maestro e pianista Alexander Lonquich, que direciona o encontro musical entre Brasil e Itália ao lado dos diretores teatrais Selene Framarin, Stephanie Praduroux e Alessio Bergamo.

Falstaff

Inspirada nas comédias de Shakespeare, especialmente em “As Alegres Comadres de Windsor”, a ópera “Falstaff” é a última e mais refinada obra de Giuseppe Verdi. Com uma trama cheia de humor e astúcia, a história gira em torno de Sir John Falstaff, um cavaleiro falido e vaidoso, e do ciumento Ford, que se tornam alvos de trapalhadas e vinganças. Verdi utiliza sua maturidade criativa para criar uma ópera de grande complexidade orquestral, misturando comédia e lirismo de maneira única. “Falstaff” reflete a evolução de Verdi, celebrando a vida e as fraquezas humanas com leveza e profundidade.

Colaboração Internacional

O espetáculo é resultado da residência artística promovida pelo projeto IMPACT (International Music and Performing Arts Contaminations and Training), financiado pelo PNRR e liderado pela Scuola di Musica di Fiesole, com a participação do Conservatoire de la Vallée d’Aoste, do Conservatório E. R. Duni de Matera, da Universidade da Calábria e da Accademia di Belle Arti de Catania. A iniciativa trouxe ao Brasil 79 artistas italianos para uma experiência formativa e criativa inédita junto ao NEOJIBA, ampliando o repertório lírico na Bahia, fortalecendo a construção coletiva do canto e abrindo novas perspectivas para o futuro da cena operística no estado.

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.