

Os índices futuros dos EUA operam em baixa nesta terça-feira (16), ampliando as perdas da sessão anterior, com os investidores cautelosos antes da divulgação do relatório de empregos (payroll) de novembro, considerado crucial para avaliar a trajetória das taxas de juros no próximo ano. O relatório também incluirá uma estimativa do payroll de outubro, dados que foram adiados devido à paralisação do governo federal.
O consenso LSEG prevê que foram criadas 40 mil vagas em novembro, uma queda acentuada em relação aos 119 mil postos de trabalhos criados em setembro. Eles também projetam uma taxa de desemprego de 4,4%, estável em comparação com setembro. O relatório de vendas no varejo de outubro também será divulgado.
Os dados do payroll prepararão o terreno para mais uma divulgação atrasada na quinta-feira, quando serão revelados os números da inflação ao consumidor (CPI) de novembro. Juntos, esses dois relatórios representam uma parte significativa da “grande quantidade de dados” que o presidente do Fed, Jerome Powell, afirmou que o banco central analisará antes de decidir sobre a taxa de juros em janeiro.
Estados Unidos
O setor de tecnologia liderou as perdas de segunda-feira, com a incerteza em torno da inteligência artificial continuando a afetar grandes empresas como Oracle e Broadcom após seus resultados financeiros decepcionantes na semana passada .
Veja o desempenho dos mercados futuros:
Ásia-Pacífico
Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam em baixa generalizada, acompanhando as quedas em Nova York, à medida que os investidores continuaram a se desfazer de suas posições no setor de inteligência artificial. Os números preliminares do índice de gerentes de compras (PMI) mostraram que a atividade empresarial na Austrália cresceu em ritmo mais lento em dezembro, com o PMI composto caindo para 51,1, ante 52,6 em novembro.
Europa
Os mercados europeus operam no vermelho, com atenções voltadas para dados salariais do Reino Unido, que serão divulgados dias antes da votação decisiva sobre as taxas de juros na quinta-feira, na qual se espera que o presidente do Banco da Inglaterra, Andrew Bailey, mude sua posição e incline a balança para um corte. Os índices de gerentes de compras (PMIs) europeu referentes a dezembro, também em pauta e fornecerão mais informações sobre o panorama econômico para o próximo ano.
Commodities
Os preços do petróleo operam em baixa, ampliando as perdas de ontem, enquanto traders avaliam as perspectivas de um acordo de paz entre Rússia e Ucrânia, aumentando as expectativas de um possível alívio das sanções ao petróleo russo. As cotações do minério de ferro na China subiram após atingirem a mínima em cinco meses na sessão anterior, sustentadas pela expectativa de uma onda de reabastecimento por parte das siderúrgicas na China para o feriado do Ano Novo Lunar.
Bitcoin
(Com Reuters e Bloomberg)
Infomoney
(Foto: REUTERS/Brendan McDermid)