

As obras de macrodrenagem dos rios Jaguaribe e Mangabeira, em Salvador, chegaram a 80% de execução. Executada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), com recursos federais e contrapartida do Governo do Estado, a obra soma cerca de meio bilhão em investimentos públicos para prevenção de alagamentos, segurança de pedestres e valorização urbana e ambiental de áreas historicamente afetadas por enchentes na capital baiana. A intervenção, com mais de dez quilômetros na extensão dos dois rios, é a maior desse tipo já realizada em todo o estado.
Nesta segunda-feira (15), o governador Jerônimo Rodrigues, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o presidente da Conder, José Trindade, visitaram as obras que atenderão diretamente mais de 130 mil pessoas que vivem nos bairros de Patamares, Piatã, Bairro da Paz, Alto do Coqueirinho e Itapuã.
“Uma obra como esta significa cuidado com a comunidade no escoamento das águas da chuva, na urbanização. Estamos falando do canal, mas também das ruas que receberão pavimentação, do entorno de escolas, de outros bairros que estão na extensão do rio. Mas, o Bairro da Paz é um bairro que tem se expandido bastante e, naturalmente, é um investimento que também diz respeito à valorização do patrimônio de quem mora aqui. Queremos garantir uma Salvador bem cuidada pelo governo estadual”, reforçou Jerônimo Rodrigues.
Rio Mangabeira
Com 5,1 quilômetros, o trecho do Rio Mangabeira tem início na comunidade da Vila Romana, próximo ao Auto Shopping Itapuã, na Avenida Paralela, e segue em direção à Avenida Orlando Gomes, onde se encontra com o Rio Jaguaribe nas imediações do Terreiro Ilê Asipá, em Piatã. Nesse percurso, o canal atravessa bairros populosos, como Alto do Coqueirinho e Bairro da Paz.
“É uma benção para a gente. A parte do Bairro da Paz já está praticamente concluída e só das casas não alagarem mais, é um presente. Quando tinha alagamento, os moradores perdiam as poucas coisas que tinham e hoje isso já não acontece mais. Sem falar que diminuiu os casos de dengue. É uma benção mesmo”, reforçou Vanessa Rocha, de 52 anos, que coordena um projeto social voltado para mulheres da terceira idade no bairro.
A intervenção no Rio Mangabeira envolve canalização, reconstrução de travessias e urbanização do entorno do canal, beneficiando principalmente comunidades economicamente mais vulneráveis.
José Trindade diz que o projeto prevê um impacto que vai além das melhorias na habitação, reduzindo riscos à saúde e à vida. “Em Salvador, onde muitos bairros nasceram de forma desordenada, às margens de cursos d’água, a falta de drenagem sempre foi sinônimo de alagamentos, perdas materiais e risco à vida”, sublinhou o presidente da Conder, que garantiu que a entrega total do projeto ocorre no primeiro semestre de 2026.
Rio Jaguaribe
Já a macrodrenagem do Rio Jaguaribe tem cinco quilômetros de extensão e vai de Piatã até a foz do rio, na praia de Patamares. Esse trecho foi executado por etapas, concluídas entre novembro de 2018 e abril de 2022. Além da canalização do rio, o projeto incluiu a substituição de passarelas, pontes e travessias; o remanejamento de redes; e a urbanização das margens do canal, com implantação de novas pistas de caminhada, quadras e campos de futebol. O trecho de 1,6 quilômetros que passa pela orla, por exemplo, foi entregue em outubro de 2020 e recebeu ciclovia, piso tátil e iluminação em LED.
“São dois públicos atendidos por essa obra: moradores das casas de alto padrão e das casas de baixa renda. Todas alagavam. A gente está resolvendo um problema crônico, de décadas, com esse investimento que será entregue nos próximos meses”, destacou o ministro da Casa Civil, Rui Costa, durante visita.
Novo PAC
Com o Novo PAC do Governo Federal, a Conder está à frente de 29 projetos de macrodrenagem em Salvador e outras 16 cidades, somando cerca de R$ 1 bilhão em investimentos federais. Na capital, 11 obras beneficiarão mais de 750 mil pessoas em bairros como Dom Avelar, Calçada, São Gonçalo do Retiro, Boa Vista de São Caetano e Nova Constituinte. No interior, os projetos alcançam cidades como Juazeiro, Ipiaú, Porto Seguro, Dário Meira e Santo Amaro.
Foto: Wuiga Rubini/GOVBA