terça, 27 de janeiro de 2026
Euro Dólar

VENTOS EM SÃO PAULO PARALISAM AEROPORTOS E CANCELAM MAIS DE 300 VOOS 

João Paulo - 11/12/2025 14:59

O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, e o Aeroporto de Congonhas, na capital, já somam 344 voos cancelados entre quarta-feira (10) e a manhã desta quinta-feira (11), após vendaval histórico. Só nesta quinta, foram cem voos nesta situação. Em Guarulhos, pelo menos 15 partidas e 39 chegadas foram canceladas nesta quinta. Em Congonhas, havia 31 chegadas e 15 partidas canceladas nesta manhã. Os terminais amanheceram caóticos, com filas intermináveis nos balcões das companhias aéreas e passageiros dormindo nos bancos — sem saber para onde ir. Os reflexos também são sentidos nos aeroportos do Rio de Janeiro e de Brasília.

A Grande São Paulo enfrentou uma ventania considerada inédita pelos meteorologistas: foi a primeira vez que rajadas tão fortes atingem a região sem a presença de chuva ou temporais. Na quarta, o Aeroporto de Congonhas chegou a registrar ventos de 96,3 km/h. Os ventos fortes deixaram um rastro de destruição: mais de 2 milhões de imóveis sem luz, queda de dezenas de árvores, fechamento de parques, voos cancelados e até consultas em hospital precisaram ser canceladas. Nesta quinta, havia ainda mais de 1,5 milhão de imóveis às escuras. Nesta manhã, Congonhas está aberto para pousos e decolagens, mas ainda sente os efeitos da ventania e dos ajustes na malha aérea.

Segundo a Aena, já são 31 chegadas e 15 partidas canceladas apenas hoje. Na quarta, o número foi ainda maior: 88 chegadas e 93 partidas suspensas. No total, os dois dias somam 227 voos cancelados só no aeroporto. A passageira Débora contou à GloboNews que tenta embarcar para o Santos Dumont, no Rio de Janeiro, desde ontem. O voo remarcado para 10h10 foi cancelado novamente e não há previsão de novo horário. Já a cearense Elza, que veio de Fortaleza e seguiria para Florianópolis, vive situação parecida: o voo dela também foi cancelado, e a nova previsão de embarque só deve acontecer entre os dias 14 e 15.(g1)

Foto: Renato Cerqueira/Ato Press/Estadão Conteúdo

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.