quinta, 11 de dezembro de 2025
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NATAL DEVE MOVIMENTAR R$ 53 BILHÕES EM COMPRAS

Victoria Isabel - 11/12/2025 18:59

A tradição de dar presentes no Natal continuará forte em 2025. A mais recente pesquisa da Abecs, a associação que representa o setor de meios eletrônicos de pagamento, e do Instituto Datafolha aponta que a data deverá movimentar R$ 53 bilhões em todo o Brasil, um crescimento de 7% em relação ao ano passado. Este ano, 62% dos brasileiros pretendem comprar presentes de Natal e devem gastar, em média, R$ 503 — um avanço de 13% sobre os R$ 446 de 2024.

Os cartões serão os meios de pagamento preferidos na hora das compras. As funções crédito e débito deverão responder por 48% do total movimentado. Dentre as demais formas de pagamento estão o Pix, com 43%, e o dinheiro, com 37%. A preferência pelo cartão chega a 68% quando se leva em conta somente os consumidores das classes A/B. E, no geral, entre os que preferem pagar com cartão de crédito, 76% afirmam que irão parcelar sua compra.

Ainda conforme pesquisa da Abecs, o cartão segue como líder nas intenções de compras na maior parte do Brasil. Ele é o meio de pagamento preferido por 60% dos consumidores no Centro-Oeste, 58% do Sudeste e 49% do Sul.

Já entre as faixas etárias, o cartão lidera como meio de pagamento preferido dos brasileiros que possuem de 35 a 44 anos (52%) e de 45 a 59 anos (47%).

Roupas e brinquedos continuam no topo da lista de desejos

Os presentes mais citados pelos entrevistados como desejos de compra neste fim de ano são: roupas (56%) e brinquedos (36%). Perfumes e cosméticos aparecem em terceiro lugar, com 16%, seguidos por alimentos e bebidas (6%) e eletrônicos, também com 6%. Na sequência, vêm acessórios (4%), eletrodomésticos (3%) e bicicletas (2%).

Loja física lidera

Outro ponto importante revelado pela pesquisa da Abecs se refere ao local de compra neste Natal. Entre aqueles que pretendem comprar presentes na data, 71% optam pelas lojas físicas, enquanto 31% dão preferência às compras online. As compras presenciais são prioridade em todas as regiões: Norte, com 81%; Nordeste, com 76%; Sul, com 70%; Centro-Oeste, com 69%; e Sudeste, com 66%.

No recorte por faixa etária, a preferência pelas lojas físicas cresce conforme a idade: entre pessoas com 60 anos ou mais, ela chega a 81%. Já entre os mais jovens, de 18 a 24 anos, o índice é de 66%.

Jovens têm maior intenção de compra, mas tíquete médio maior está no público 60+

Dentro do recorte por faixa etária, a população jovem lidera as intenções de compra, com 76% (18 a 24 anos) e 73% (25 a 34 anos). No entanto, o tíquete médio é maior na faixa de consumo das pessoas com mais de 60 anos. São R$ 576 para o público 60+, enquanto que, de 59 a 45 anos, o valor cai para R$ 543. De 35 a 44 anos, a média deve ficar em R$ 516; de 25 a 34 anos, em R$ 467 e, entre os consumidores de 18 a 24 anos, deve ser de R$ 372.

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