

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que pode deixar o cargo para atuar diretamente na campanha de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2026. Em entrevista a O Globo, publicada nesta quinta-feira (11), ele disse ter informado Lula sobre sua intenção de ajudar na elaboração do programa eleitoral e na articulação política do próximo ano.
Haddad reiterou que não pretende disputar nenhum cargo em 2026. Seu foco, afirmou, é contribuir com o plano de governo e com a estratégia eleitoral do PT, destacando que Lula recebeu bem a possibilidade de sua saída: “A reação dele foi muito amigável. Ele falou: ‘Haddad, você vai colaborar da maneira que preferir. Qualquer decisão que você tome eu vou respeitar. Mas vamos conversar’”.
O ministro também voltou a negar qualquer candidatura em São Paulo, apesar de seu nome ter sido cogitado: “É natural que o nome seja cogitado, mas já informei ao presidente do PT. Passei por três eleições muito difíceis no pior momento do partido. Ajudo no que posso, mas não estou fazendo segredo: não serei candidato”.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil



