

A Câmara Municipal de Salvador iniciou tratativas com a Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) para avançar no processo de restauração do Cine Excelsior, imóvel histórico que deve receber o novo plenário da Casa. O diálogo foi intensificado pelo presidente do Legislativo, vereador Carlos Muniz (PSDB), após o Ministério Público Federal (MPF) instaurar um Inquérito Civil para apurar riscos de desabamento.
A presidente da FMLF, Tânia Scofield, negou que haja risco iminente, com base em avaliações técnicas da fundação, da Sucop e da Defesa Civil de Salvador. Ela relatou que conversou com o superintendente de Obras Públicas, Orlando Castro, que afirmou que “não há nada que comprometa o Cine Excelsior”. Segundo ele, após vistoria realizada nesta semana, foi iniciada a preparação de uma licitação emergencial para o escoramento provisório do espaço.
Orlando explicou que o projeto prevê a recuperação estrutural das vigas, do telhado e das estruturas metálicas, incluindo as treliças que sustentam o teto. Já Tânia afirmou que o projeto avança com base em estudos já realizados. “A situação lá dentro é precária, mas a gente está aproveitando, inclusive, a estrutura no projeto”, disse.
Foto: : Google Street View/Reprodução



