quarta, 10 de dezembro de 2025
Euro Dólar

PORTO DE SALVADOR É O SEGUNDO NO BRASIL EM EXPORTAÇÃO DE ALGODÃO

João Paulo - 10/12/2025 07:40 - Atualizado 10/12/2025

O Porto de Salvador assumiu a vice-liderança nacional de exportação do algodão brasileiro, saindo de 24,5 mil para quase 55 mil toneladas, quantidade superada apenas pelo Porto de Santos. O feito mereceu menção honrosa por parte da Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea).

E com os investimentos anunciados pelo governo do Estado para ampliação e modernização das docas, a projeção é a de crescimento contínuo do volume de algodão exportado. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior, indicando a China como campeã das importações; seguida por Índia, Bangladesh, Paquistão, Turquia e Vietnã.

O desenho geopolítico dos compradores implica pensar o quanto a indústria têxtil da Ásia depende do algodão produzido no oeste da Bahia. Com mais de 2,57 milhões de toneladas exportadas entre janeiro e novembro, e já com registros iniciais de dezembro no sistema, o resultado confirma a forte presença do algodão brasileiro no mercado internacional em 2025 – afirma o presidente da Anea, Dawid Wajs.

Acrescentou Dawid Wajs, a expectativa de manter o algodão brasileiro o cetro de maior exportador global da commodity. Segundo o presidente da Anea, vale lembrar a importância de uma isenção tarifária para explicar o crescimento dos embarques para a Índia, país cuja independência tem o tear como um de seus maiores símbolos.

“Temos muito trabalho ainda pela frente tanto para continuar abrindo novos mercados quanto para manter os que temos,mas, principalmente, para ajudar a conscientizar o consumidor dos benefícios do algodão ante as fibras fósseis – afirma Dawid Wajs.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.